quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Desempenho elevado e tecnologia com Motor Ecotec 1.8L flex fuel



A família de motores Ecotec reúne o que há de mais sofisticado em termos de engenharia e tecnologia. O cabeçote do motor conta com quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape, e tuchos hidráulicos que compensam os desgastes dispensando a necessidade de ajustes para manutenção da performance do motor.

Para aumentar a oferta de torque o motor conta também com coletor de admissão variável, o que torna as respostas do SUV mais rápidas dentro da faixa de rotação do motor. O coletor “curto” é mais utilizado em altas rotações do motor, quando o veículo necessita de potência. Em baixas rotações, o coletor se torna “longo” privilegiando torque, mais força, saídas mais rápidas. Além disso, o sistema colabora para uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando elevado desempenho, economia e uma menor emissão de gases poluentes.


Mas o motor Ecotec 1.8L do Tracker vai além. Tem bielas forjadas, ao invés de fundidas, que garantem menor peso e muita durabilidade. Este mesmo processo de fabricação é utilizado para bielas de motores de carros de corrida e alto desempenho. O cabeçote (feito de alumínio, assim como o cárter) e bloco contam com galerias internas para refrigeração especialmente desenhadas, de modo que a temperatura no cabeçote seja menor, permitindo um maior avanço da ignição, o que resulta em menor consumo de combustível e maior desempenho. “O bloco oco “Hollow Block” de ferro fundido utiliza finas paredes, que confere muita rigidez e massa reduzida, menor que muitos blocos feito em alumínio”, afirma o diretor de Powertrain da GM, Paulo Riedel.

A bomba d’água é montada no bloco e não é acionada pela correia dentada (sistema primário), como em motores convencionais. Ela é movida pela correia de acessórios (sistema secundário), o que facilita na hora da manutenção, melhorando o acesso ao componente. 

Com toda essa tecnologia, o Ecotec 1.8L do Tracker rende 144 cv quando abastecido com etanol e 140 cv com gasolina, ambas a 6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm já aparece com 3.800 rpm. Com gasolina, o torque máximo é de 17,8 kgfm, na mesma rotação. E, além dos bons números, vale ressaltar que 90% do torque já estão disponíveis com 2.200 rpm.


A transmissão automática de seis velocidades tem a opção de mudanças no modo manual seqüencial oferecendo uma opção de esportividade. A transmissão se adapta ao estilo de condução do motorista, e comparando a velocidade da roda e do eixo de entrada da transmissão, ela identifica quando o veículo está em subida mantendo uma marcha mais reduzida e maior oferta de torque, o que resulta em mais força para ultrapassagens e maior controle do veículo. O mesmo ocorre em uma descida, situação em que a transmissão reduz as marchas de forma a aumentar a sensação de controle do veículo, além de reduzir o desgaste dos freios, sem prejuízo ao consumo de combustível.


A motorização do novo Tracker apresenta excelente desempenho para sua categoria, levando 11,5 segundos para ir de 0-100km/h e velocidade máxima de 189 km/h quando abastecido com etanol. Com gasolina o Tracker precisa de 11,7 segundos para ir de 0-100km/h e atinge a mesma velocidade máxima de 189 km/h.

Fonte: Press releases imprensa GM.

 

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