quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Dicas de uso do câmbio automático do Tracker


O câmbio automático está se tornando cada vez mais popular. Seu uso não é complicado, mas é preciso saber utilizá-lo corretamente. Comparando com o câmbio convencional, a principal diferença é a ausência do pedal de embreagem. Isso significa que o proprietário de um carro com câmbio automático não vai usar o pé esquerdo. Somente o direito irá se movimentar entre os pedais do freio e do acelerador.

Quando comprei meu Chevrolet Tracker, meu primeiro carro automático, pesquisei muito na internet dicas para usar corretamente o carro com câmbio automático e assim garantir mais segurança e durabilidade.

No carro com câmbio automático a transmissão de força para o motor é feita pelo conversor de torque. Para a segurança do motorista e pela longa vida útil da transmissão do automóvel é preciso seguir algumas orientações.

A primeira dica, e mais importante, diz respeito ao momento de ligar o carro. É preciso antes ligar, pisar no pedal do freio. Neste momento o câmbio deve estar em "P" e com o freio de mão acionado. Após dar partida, ainda com o pé no freio, aperte o botão do câmbio e mude da posição "P" (parking) para a posição "D" (drive) ou "R" (ré) caso já vá sair de marcha à ré, e só então baixe o freio de mão. Tire o pé do freio lentamente e então o carro vai começar a se mover mesmo sem você pisar no acelerador. Agora basta dosar o pé no acelerador para atingir a velocidade desejada.

Significado das letras do câmbio automático:
P – Park: para estacionar, recomendado para dar a partida e desligar o motor do automóvel. Bloqueia as rodas de tração.
R – Reverse: marcha à ré.
N – Neutral: o popular ponto morto. Não bloqueia as rodas de tração.
D – Drive: para movimentar o veículo para frente, usado na maior parte do tempo, cabendo ao motorista acelerar e frear.
M – Manual: para movimentar o veículo para a frente, fazendo as trocas de marcha manualmente usando o botão +/- no lado esquerdo da alavanca do câmbio.

Para ligar o carro:
- Pise no freio;
- Ligue o carro;
- Ainda com o pé no freio, mude a alavanca de "P" para "D" (ou para "R" se você for sair de ré);
- Baixe o freio de mão;
- Devagar solte o pedal do freio, a medida que você solta o freio (com o carro em "R" ou "D")
o carro já anda sozinho, depois é só acelerar. Quando tiver que frear, simplesmente freie, e pode ficar com o pé no freio no sinal vermelho sem problema, que não tem risco de gastar, nem forçar a transmissão, pois o sistema só engata a marcha depois que você soltar o freio!

Para desligar o carro:
- Pise no freio para parar o carro;
- Mude de "D" ou "R" (se você estiver estacionando de ré) para "N";
- Puxe o freio de mão;
- Tire e coloque novamente o pé do freio;
- Mude de "N" para "P";
- Solte o pedal do freio;
- Desligue o carro.


A transmissão do Chevrolet Tracker se adapta ao estilo de condução do motorista, e comparando a velocidade da roda e do eixo de entrada da transmissão, ela identifica quando o veículo está em subida mantendo uma marcha mais reduzida e maior oferta de torque, o que resulta em mais força para ultrapassagens e controle do veículo.

Nas ladeiras, a transmissão reduz as marchas automaticamente de forma a aumentar a sensação de controle do veículo, além de reduzir o desgaste dos freios, sem prejuízo ao consumo de combustível.

De fato eu já notei este comportamento do Tracker e tenho usado pouquíssimo o freio em ladeiras. Aqui em Maceió tem algumas ladeiras com curva no meio, o Tracker desce com uma estabilidade incrível e "agarrado" sem precisar pisar no freio. Eu noto claramente que o sistema de transmissão automática está fazendo uma redução de marcha usando o freio motor e fazendo com que o carro carro desça a ladeira com bastante estabilidade.

Recomendações para o câmbio automático:

Ao parar no semáforo, não precisa colocar o câmbio em "N". Deixar o carro em “D” nas paradas de semáforo, ao invés de trocar para “N”, é uma boa maneira de economizar combustível. Além disso, também ajuda a manter a temperatura da caixa automática.

Quando estacionar evite sobrecarregar o câmbio com o peso do veículo: ao parar, coloque na posição "N" (neutra), puxe o freio de mão (estacionamento) e só então coloque no "P" (parking). Isso faz com que o câmbio não fiquei travado, segurando todo o peso do carro.

Só saia com o "D" (drive) em locais planos. Em subidas, prefira a posição "M" (manual), saindo de primeira marcha e evitando forçar tanto o câmbio, passando depois para o "D", normalmente. Se o seu carro estiver estacionado em uma ladeira muito íngreme, ou se na saída da sua garagem tem uma rampa muito íngreme, neste caso é recomendável subir com o câmbio em "M" passando marchas manualmente se necessário, evitando assim desgaste desnecessário e prolongando a vida útil do câmbio. Após a rampa ou subida longa muito íngreme, você pode colocar o câmbio em D.

Não coloque no "R" (reverse/ré) ainda com o carro em movimento. Pare totalmente o carro e só então aperte a trava para colocar no "R".

Jamais coloque no "P" (parking) com o carro em movimento. Isso pode gerar um tranco e  provocar danos ao câmbio automático, pare totalmente o carro, acione o freio de mão e em seguida coloque em "P".

Jamais tente dar tranco em um carro automático, isso além de ser difícil é extremamente prejudicial para o sistema.

Precisa rebocar o carro? Escolha o guincho tipo plataforma para que o carro vá estacionado lá em cima. As rodas do eixo traseiro não podem rodar por muito tempo com o motor desligado, podendo prejudicar o câmbio.

Evite trocar de "D" (drive) para "N" (neutro), ou vice-versa pensando em economizar combustível, como em um semáforo, por exemplo. Evite fazer o mesmo na estrada/rodovia.

Nunca desligue o carro em outra posição que não seja o "P" (parking). Se você deixar em qualquer outra posição poderá ocorrer futuras falhas, ou até mesmo a impossibilidade da retirada da chave da ignição. Selecione "P" apenas quando o veículo estiver parado e com o freio de estacionamento acionado.


Outro fator muito importante é o acionamento do botão de liberação da alavanca. Para fazer as trocas de posição do câmbio, sempre aperte o botão e só então mude a alavanca de posição. Isso previne o desgaste do botão, dificultando a quebra.

Algumas mudanças podem ser feitas sem a necessidade de acionar o botão, por exemplo, de "R" para "N", de "N" para "D", de de "M" para "D" e de "D" para "N".

O botão de liberação deve ser obrigatoriamente pressionado quando for colocar ou tirar o câmbio de "P" para qualquer outra posição, quando for passar para o modo manual "M" e quando for engatar a marcha à ré. Conforme mostram as figuras abaixo. 


Na dúvida, e por precaução, é melhor apertar o botão de liberação para todas as mudanças de posição.

Seguindo essas dicas creio que a vida útil da transmissão automática vai ser muito longa!


Fontes:
Manual do proprietário Tracker
Meu Automóvel
K17 Câmbio Automático
Clube do Ônix



108 comentários:

  1. O meu Tracker fica melhor com gasolina, com álcool a o giro fica muito alto e a reduz dois marchas em ultrapassagens e ladeiras.

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  2. Boa tarde. É preciso trocar o óleo de caixa da tracker?

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    1. Boa dia!

      O óleo da transmissão automática do Tracker não necessita de troca.

      Grande abraço!

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    2. Boa tarde nao acredite nesse conto de fadas das montadoras, qualquer tipo de lubrificante tem um tempo de uso, o desgaste natural dos discos gera uma "laminha" que se mistura ao oleo, alem das diferenças de temperatura que ele sofre entre outros fatores.. Entao faça a troca regularmente a cada 60.000.

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    3. E é nesse momento que o cambio começa a dar problema, se o engenheiro da marca fala que não é para trocar, não troque. Todos os meus carros automáticos não foi necessário trocar óleo de caixa. Estou com minha Tracker chegando em 98 mil km, não troquei e não vou trocar. Vc nem sente a troca das marchas, funciona perfeitamente. Troque e comece a se encomodar.

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    4. Bom dia A todos. Tenho uma tracker ltz 2015 automática.
      Quando o motor está frio e fica em 1000 rpm blz,mas quando chega a temperatura normal e abaixa a rotação para para 650 a 700 rpm sinto a vibração do motor dentro do carro.isso só acontece quando está em marcha lenta, andando fica tudo normal. Alguém pode me dar uma dica?

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    5. Isso mesmo não precisa trocar o óleo do câmbio, quando quebrar vc coloca outro cambio automático é mais barato que trocar o óleo.

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    6. Meu Deus!!!! Como não precisa trocar o óleo do câmbio!?!??! Tem que trocar a cada 60 mil km. Vai nessa de não trocar... Vai ver a dor no bolso quando precisar trocar todo o câmbio!!! Acorda!

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  3. Estou em dúvida sobre a numeração da alavanca de marcha se é iluminada ou não.

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    1. Bom dia!

      A numeração das marchas é iluminada!
      Na foto que postei acima dá para ver que a iluminação é em um tom azul.

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    2. Como posso trocar essa lampada a minha nao esta acendendo ?

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    3. Tivemos dois relatos deste problema e era apenas o plugue do fio acende a iluminação do câmbio que estava desconectado. Recomendo levar na concessionária, pois tem que desmontar parte do console central para ter acesso.

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  4. Alguém sabe a quantas libras se usa na tracker 2015

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    1. Boa tarde!

      São 35 libras em todos os pneus.

      Grande abraço.

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    2. Dependendo de onde vc roda, se for asfalto de primeira, 35 de boa,porem se for em vias em péssimo estado toda esburacada,geralmente coloca-se 32 libras.pra evitar desgastes de suspensão

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  5. Ola;
    O Câmbio da minha tracker está fazendo um barulho tipo "ronco", quando é feito a troca das 3 primeiras machas, principalmente na primeira hora do dia quando início a utilização do veículo. Sabe dizer se é um defeito ou falta de regulagem?

    Obrigado

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    1. Boa tarde!

      Pode ser falta de lubrificação de algum componente.
      Melhor levar na concessionária para uma análise.

      Grande abraço.

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  6. posso passar do modo D para M com o carro em movimento?

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    1. Pode sim, sem problema. Mas você tem que apertar o botão de mudança de posição da alavanca. O câmbio já vai entrar na marcha adequada a velocidade que o carro se encontra. Depois você pode reduzir manualmente se preferir.
      Já para passar do modo M para o modo D com o carro em movimento basta mover a alavanca e sem precisar pressionar o botão.

      Grande abraço.

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  7. Eu tenho uma Tracker LTZ 2014 e botão de liberação da alavanca seletora está prendendo e fazendo ruído. Eu posso lubrificá-lo com óleo WD40?

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    1. Pode sim!
      Mas não exagere na quantidade.
      Veja com o pessoal da concessionária, talvez eles possam ter um produto mais eficiente.
      No meu eu usei um pouco de silicone spray.
      Bem pouco mesmo.

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    2. Botão da alavanca do câmbio automático de veiculos chevrolet ate 2015, todos se rompe (quebra) lubrificar não adianta, tem que trocar, peça mais mão de obra em torno de trezentos reais.

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  8. Boa noite, o Tracker possui apenas uma luz de identificação de ré ?

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    1. Exatamente!
      No outro lado o espaço que seria da luz de ré é usado pela luz de neblina traseira.

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  9. Ao fazer a troca de óleo do motor, constatei que a caixa de câmbio estava levemente suada de óleo, perguntei ao meu mecânico, ele me disse que isso é normal, isso procede ?

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    1. Boa tarde, Sandro.

      Se o mecânico treinado pela Chevrolet falou isso para você, creio que ele deve ter segurança e conhecimento para falar isso.

      Temos que confiar na palavra do profissional.

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  10. Bom dia,tenho um tracker 2015, ao sair pela manhã, sempre dá uma patinada da terceira marcha pra quarta, logo depois ela normaliza, isso é normal ou pode ser algum defeito? Estou preocupado, pois, ao final de dezembro meu carro sai da garantia.

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  11. Legal, conteúdo esclarecedor! Obrigado! ;)

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  12. o botão tá travando direito o que pode ser...ele trava fica pra dentro e eu não consigo tirar a chave da ignição

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    1. Bom dia!

      Se o carro ainda estive na garantia leve na concessionária que eles trocam.
      Caso a garantia já tenha acabado, tente pulverizar silicone spray nas laterais do botão para ver se resolve o problema.

      Grande abraço.

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  13. Bom dia, tenho uma tracker ltz 2014 , em uma viagem uma pedrinha bateu no para-brisam causando uma trinca na primeira camada, bem em frente da visão do motorista, acionei o seguro para troca e foi autorizado, chegando na oficina credenciada o funcionário me deu a opção de fazer o reparo e não a troca, ficou somente uma mancha cinza no trico minusculo,segundo ele e bom porque não perco a originalidade do veiculo, devo retornar e trocar o vidro ou aceitar o reparo mesmo.

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    1. Bom dia!

      Olha, fica a seu critério. Se a marca ficou bem discreta e não te incomoda eu acho melhor deixar o para-brisa original mesmo, porque se você arrancar para colocar outro e o serviço não for bem feito, existe a grande possibilidade de ocorrer infiltração de água toda vez que chover. Isso já aconteceu comigo em outro carro. Arrancaram o para-brisa duas vezes para tentar resolver o problema a infiltração de água de chuva e mesmo assim não conseguiram eliminar totalmente.
      Troca de para-brisa tem que ser feita por um profissional vem capacitado, caso contrário é dor de cabeça.

      Grande abraço.

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  14. Boa tarde... tenho uma Tracker 2017/17 e gostaria de saber qual seria o modelo de cambio que a Chevrolet usa nesse carro, pois algumas pessoas tiveram problemas com cambio que eram usados nos modelos anteriores no caso, o cambio que usava antes do motor turbo era 6t30. ?

    E tipo pelo que eu pesquisei eram defeitos decorrentes de fabricação e não pelo uso do carro... dando a intender que seria de responsabilidade da montadora fazer o reparo... eu fiquei com receio pois imagina você paga 93,900 em um carro ai depois de um tempo ele vem dar problema em uma peça que você terá que gastar no minimo 10 mil para torca-la.

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    1. Bom dia!

      O Tracker Turbo usa o mesmo motor e câmbio do Cruze Turbo. Não sei informar o número de referência do câmbio, no entanto, aqui no blog e no grupo do Facebook não tivemos nenhum relato de problema no câmbio do Tracker 1.8 nem do Tracker Turbo.

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  15. Boa tarde! Que botão é esse que fica próximo a marcha da Tracker. Parece um entrada USB. Para que serve?

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    1. Bom dia!

      Este botão é para ser usado em caso de travamento do câmbio.
      Você retira a tampinha e então aperta um botão que tem embaixo da tampa, então o câmbio é destravado e você pode mudas as posições das marchas.

      Grande abraço.

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  16. Minha Tracker 2014 troca marchas a +- 3 mil giros, motor chega urrar,com isso tenho usado modo manual . Tá bem mais econômica, mas é possível dar uma " relaxada" nessa troca automática, digo trocar no giro mais baixo?

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    1. Realmente essa é uma característica da Tracker 1.8.
      O motor é bem aspero em altas rotações.
      No entanto, em baixas rotações ele é bem silencioso.
      Infelizmente creio que não há como mudar essa programação de trocas de marchas usando o modo automático. O modo que você está fazendo realmente é muito interessante para privilegiar a economia de combustível.
      Na estrada, se você colocar no modo manual e usar o piloto automático para manter na sexta marcha e economia vai ser ainda maior.

      Já o novo Tracker com motor 1.4 Turbo fez o casamento perfeito entre motor e cambio.
      As trocas de marchas no modo automático são feitas abaixo dos 2.000 giros. Isso faz o carro ser bastante econômico. Para fazer as trocas no modo automático com o giro mais alto é só pisar mais fundo no acelerador.

      Grande abraço.

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  17. Comprei uma tracker 2018, a luz de anomalia acende todos os dias, " Injeção", depois que eu rodo um pouco e paro por um período na proxima partida ela não acende mais !

    Também de manhã a minha primeira marcha a ser engatada é a marcha RÉ, porém quando vou colocar na posição D ela da um tranco.

    E se eu encontrar nos minutos seguintes alguma rampa que tenhe que parar (como semafáro) na saída acelero e o carro não que andar!

    Oque pode estar acontecendo ?

    desde já, agradeço !

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    1. Isso que está acontecendo não é normal.
      Estou com o Tracker Turbo há um ano e meio e ele está perfeito.
      Recomendo você levar seu carro na concessionária, para averiguar o alerta da luz de anomalia.
      Quanto ao cambio, o carro tem 3 anos de garantia e se tiver algum problema o câmbio será trocado.

      Grande abraço.

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  18. Boa tarde eu estou querendo comprar um tracker que mim pode miz ajudar ..

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  19. Bom dia! Usando o câmbio no manual, na hora de apertar o botão para trocr a marcha devo tirar o pé do acelerador? Outra pergunta, na redução das marchas o câmbio faz sozinho ou devo fazer manualmente?

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    1. Bom dia!

      Não precisa tirar o pé do acelerador na hora de apertar o botão para fazer as trocas de marchas.

      Sobre a redução das marchas, você faz apertando o botão apenas se precisar forçar uma redução, pois o câmbio detecta automaticamente a necessidade de reduzir as marchas. Ele faz a redução das marchas sozinho.

      Grande abraço.

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    2. Flávio, bom dia!
      Tenho uma tracker LT 1.8 2016 e estou com ela desde zero, e infelizmente ele não reduz a marcha sozinho quando no uso manual, apesar do manual do carro constar que ela deve reduzir, em 90% dos casos sou obrigada a mudar manualmente, o carro chegar a parar em terceira marcha e ao sair na terceira marcha ele fica totalmente sem força, não entra na velocidade adequada para a terceira marcha além do consumo excessivo de combustível. Fiz todas as revisões na concessionária que informa simplesmente que são características normais do veículo, que no meu humilde entendimento, é um defeito, pois é inédito um carro parar e sair e terceira marcha...
      Vi que outros veículos com o mesmo cambio tem ocorrido o mesmo problema e a resposta da GM é que comprei um carro automático e devo usar dessa forma para meu conforto.... detalhe, todas as concessionárias que levei, falam que o carro não pode funcionar dessa forma, pois poderá causar problema futuros, devendo ser trocado o modulo... lamentável... minha discussão na montadora persiste desde e então, além das vastas reclamações no site reclame aqui e matéria na revista 4 rodas...

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  20. na hora de reduzir a velocidade o câmbio está dando um tranco o que pode ser feito para acabar com isto

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  21. quando o câmbio está reduzindo de marcha tá dando um tranco o que fazer para acabar com isso.

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    1. Boa tarde!

      Recomendo levar na concessionária para averiguar isso, pois não é normal trancos ao reduzir marchas.

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  22. Tenho uma Tracker e gostaria de saber se posso passar do automático para o manual com o carro em movimento

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    1. Pode sim!
      Pode também passar do modo manual para o automático com o carro em movimento.
      As únicas posições que você não pode passar com o carro em movimento é "R" e "P".

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  23. Tenho uma tracker 2014 automatica, e notei que de manha na primeira partida, a ventuinha da temperatura liga funciona por um tempo e desliga, isto so acontece na primeira partida da manha, depois durante o dia ela liga normal quando necessario.

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  24. A minha tracker parou de passar manualmente só no automático e mesmo rodando ela mostra a marcha mas não da opção

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    1. Parou de passar manualmente? Como assim?
      Você colocou no modo "M" e pressionou o botão da alavanca de câmbio para passar as marchas?

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  25. Acabei de adquirir uma Tracker e as dicas foram muito boas.. obrigado

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  26. Se parar no semáforo e for uma subida, quando for sair coloco no modo manual? Faco o procedimento de estacionar e na hora de sair coloco em manual tiro o pé do freio e acelero?

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    1. Se parar no semáforo em uma subida apenas pise no freio.
      Quando for sair você tira o pé do freio e acelera. O câmbio não precisa sair da posição D.

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  27. Bom dia. Tenho um Tracker 2018 e quando (parado) troco do D para M ou do M para R ele parece dar partida. Tipo ligando o carro. Mudo de marcha e ele liga o carro novamente. Isso é normal?

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    1. Bom dia!
      Esta tudo normal. Isso é o sistema start/stop que desliga o motor do carro quando ele para. Ao mudar de marcha o motor liga novamente.
      Se o câmbio estiver no modo manual ou se o fluxo do ar-condicionado estiver direcionado para a base o para-brisa o sistema start/stop não desliga o motor.


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  28. Boa tarde.
    Tenho uma tracker 2014 automatica. Estou na duvida se devo ou não fazer a troca do oléo de cambio. Uns dizem que deve ser feita apos 60.000km outros dizem que não precisa. Não sei o que fazer. Ontem mesmo lí a reportagem que essa caixa de marcha da tracker necessita da troca de oleo.

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  29. Boa tarde. Tenho uma tracker 2014 cambio automatico. Estou na duvida se devo trocar o oleo de cambio ou nao. Ontem mesmo lí uma reportagem que esse cambio nessecita da troca com 60.000km outros dizem que nao necessita. Nao sei o que fazer.

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    1. Bom dia!
      NO manual diz que não precisa trocar, mas algumas publicações falam que a troca deve ser feita aos 80.000km.
      Veja matéria no link abaixo:

      https://www.noticiasautomotivas.com.br/troca-de-oleo-do-cambio-automatico-veja-o-que-12-marcas-pedem

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  30. O sistema desliga quando para a traker não prejudica a vida útil?

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  31. O botao do câmbio está travado e com a chave na ignição! O que fazer ? Posso usar White lub no botão?


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  32. Eu tenho uma Tracker LTZ 2014 e a chave esta enrroscane constantemente sendo que tenho que apertar o botão de liberação do câmbio para retirar. Ressalto que a mesma não estava assim quando comprei o carro! Pode ser algum segredo?

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  33. Quantos litros de oleo de cambio usa a tracker turbo 2018

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    1. Bom dia!
      De acordo com o manual do proprietário são 8,59 litros de Óleo especificado Dexron VI - ACDelco.
      De acordo com o manual não requer troca.

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  34. Boa tarde!
    Tenho uma Tracker 17/17 e reparei que na ladeira ele anda para traz estando no modo D, em outros carros automáticos isso nunca me ocorreu, é normal? Obrigada

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    1. Bom dia!

      Realmente quando estamos descendo uma ladeira o câmbio dá uma reduzida nas marchas.
      Isso é normal e está na programação do câmbio. É muito útil para manter a estabilidade do carro. Note que o carro desce a ladeira com uma incrível sensação de controle e estabilidade e isso também ajuda a preservar o sistema de freios, poupando as pastilhas de freio, pois não precisamos pisar no freio.
      Se não quiser que o carro faça a redução você pisa no acelerador.

      Grande abraço!

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  35. Alguém notou que o câmbio da tranco da segunda para terceira? Tem solução?

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  36. Não tarde meu Tracker na está mudando as marcas no manual

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  37. Boa tarde!!! Tenho um trailer 2014 /2015 ... estou passando as mechas normais ... aparece no painel... P R D M ... MAIS O CARRO NAO ESTÁ TENDO SAIDA ... COLOCO NO D É NÃO SAI... ACELERO É É COMO SE ESTIVESSE EM N... O SR PODE ME AJUDAR

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  38. "Aline3 de abril de 2019 15:00
    Boa tarde!
    Tenho uma Tracker 17/17 e reparei que na ladeira ele anda para traz estando no modo D, em outros carros automáticos isso nunca me ocorreu," Esta é uma boa pergunta, pois tambem tenho uma tracker que faz exatamente o mesmo. Fravio te peço por gentileza nos oriente sobre esse assunto, obrigado!

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    1. O Tracker anda um pouco para trás na ladeira porque ele não tem assistente de partida em rampas. Quando paramos na ladeira o start/stop desliga o motor. Por isso que ao sair ele anda um pouco para trás. O meu não anda para trás na ladeira porque eu faço o seguinte: quando o carro esta parado na ladeira antes de sair eu piso no freio com mais força. Fazendo isso o start/stop desativa e o carro liga o motor. Então quando eu tirar o pé do freio o carro não vai descer.

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  39. Muito obrigado pela informação que nos deu.

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  40. Além do problema no câmbio, que ele trava na terceira marcha e chega a sair em terceira marcha quando usado em modo manual, alguém notou quando o carro é deligado se dá muitos estalos? acho muito estranho... Desde sempre reclamo na concessionária e o comentário é que é normal... Acho que nem os carro antigos, que não são manuais saem em terceira marcha e não travam e não dão trancos quando mudados manualmente de terceira para a segunda e primeira marcha... Aguardo.

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    1. Muito estranho isso!
      O meu não tem estes trancos e sempre sai na primeira marcha quando esta no modo manual.
      Ele também reduz automaticamente com se diminui a velocidade.

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  41. Ótima abordagem para complementar em nosso artigo sobre câmbio cvt como funciona,

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  42. Boa tarde, tenho uma Tracker LTZ 2013/2014, na mudança de marcha da 3 para 4 ele da um solavanco, o mecânico passou o scaner e não acusou nada, o que faço?

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    1. fui na concessionaria sugeriram trocar oleo do cambio automatico mas nao garantiram q iria resolver mas talvez melhorar.

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  43. Boa noite.
    O meu traker ao colarr em P para estacionar dá a seguinte mensagem !Troque a Marcha para P e ñ desliga. O qie fazer?

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  44. Boa noite.
    O meu traker ao colarr em P para estacionar dá a seguinte mensagem !Troque a Marcha para P e ñ desliga. O qie fazer?

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  45. Boa noite.
    O meu traker ao colarr em P para estacionar dá a seguinte mensagem !Troque a Marcha para P e ñ desliga. O qie fazer?

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  46. A garantia da minha Tracker 2017 venceu em 27 de maio de 2020 e no dia 21 de junho 2020 (com 45m km ela apresentou problema na caixa de marchas. Após parar o carro para abrir o portão da casa, o carro não engatou a 1a marcha e começou a retroceder (pequena declividade na pista). Tive que passar para manual e então movimentar o carro. O problema é intermitente, principalmente após parar em semáforo, ... Em aclives ela náo fica parada, começa a retroceder. Pelos comentarios acima, outras pessoas tiveram o mesmo problema. Espero uma soluçao da GM dentro da garantia.
    Maria Elisa

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  47. estou para comprar uma tracker turbo premier 2018. sabes se é possivel estacionar a mesma em N sem o freio de estacionamento e travar as portas. na minha garagem preciso deixar o carro livre para ser empurrado.

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    1. Bom dia!

      Existe um botão na base da alanca de câmbio que você retirar a tampinha e tem acessão a um botão que você pode pressionar e liberar o câmbio para que o carro possa ser empurrado.
      Mas eu nunca testei se pode travar as portas.
      Antes de comprar você pode fazer este teste.

      Grande abraço!

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  48. Ola boa noite.
    Acabei de adquirir uma tracker 2014 automática ltz
    Devo trocar o óleo da marcha e do motor?
    E qual melhor óleo a se usar ?

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  49. Bom dia.
    Tenho uma Tracker LTZ 2014, à quatro meses atrás começou um barulho na passagem da marcha potente para a fraca (como se fosse um carro manual precisando dar marcha), mas não perde a potencia, fui orientado a clocar
    STP (Descarbonização), já fiz por 3 vezes e mesmo assim ainda aparece o trinco (ruido), o que me orienta a fazer? inclusive quem informou a colocar esse produto no tanque foi o mecânico da concessionaria.

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  50. Olá tenho uma Tracker 2017, fui na oficina trocar óleo de transmissão nos 80.000Km e só colocaram 5L, é normal quando o manual diz que leva 8.59L ?

    Obrigado

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    1. Bom dia!

      Realmente tem algo estranho.
      Deveria bater com o que está no manual.
      Mesmo assim quero registrar aqui que o manual diz que o câmbio automático não necessita de troca de óleo.
      Isso é um assunto polêmico, pois se realmente fosse necessário a concessionária faria este serviço de troca.
      Conheço pessoas que fizeram a troca e em pouco tempo o câmbio deu problema.

      Grande abraço.

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    2. Bom dia a sua troca de óleo de câmbio automático foi feita parcial... Infelizmente não é muito aconselhável fazer esse troca parcial não, seria mesma coisa tomar banho e coloca a mesma sunga, o certo é fazer a troca na máquina de diálise... Com carro ligado... Fluido novo vai empurrando o velho fluido velho... ~ vc vai passando as marcha.... Fica show de bola... Aí sim sairá todo óleo velho... No seu caso ainda ficou 3 litros ainda no torque... Misturou óleo velho com novo!

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  51. Tenho uma tracker Premier2020 esta com 3000 km radado,ela só transfere pra sexta macha acima 120 km/h, sendo que no manual na relação de macha indica a troca 79 km/h,tem regugem

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  52. Caros, existe iluminação das letras na alavanca seletora do câmbio da Tracker 2017 ?

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    1. Bom dia!
      Existe sim iluminação das letras do câmbio automático da Tracker 2017.

      Grande abraço.

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    2. Já encontrei Flávio. Muito obrigado.

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  53. Bom dia A todos.
    Tenho uma tracker ltz 2015 automática.quando ligo o carro e a temperatura do motor está baixa e a rotação fica em 1000 rpm blz,mas quando chega a temperatura normal e rotação cai pra 650 a 700 rpm o motor começa a vibrar e sinto isso dentro do carro.já levei em 02 mecânico e segundo eles os coxins estão normais. Alguém sabe o que pode ser? lembrando que isso acontece somente com o carro parado na marcha lenta, quando acelero e passa das 1000 rpm fica normal.

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  54. Tenho uma tracher ltz 2014 ela faz um barulhao na decida .. tenho que acelera pra diminuir o barrulho...isso é normal..

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  55. Boa tarde comprei um Tracker 2015 automático.
    Percebi que as vezes em algumas decidas ela reduz sozinha, mesmo em decidas leves.
    Tive outros carros automáticos e nunca percebi isto.
    É normal

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    1. Bom dia!
      Isso é normal. Como falei na publicação acima, nas ladeiras, a transmissão reduz as marchas automaticamente de forma a aumentar a sensação de controle do veículo, além de reduzir o desgaste dos freios, sem prejuízo ao consumo de combustível.

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  56. A track 214 pode fazer rezeti. Icostar 2 fius do cabo da bateria pra tezetar os módulos



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  57. Pessoal, estou enfrentando o mesmo problema relatado ~5 vezes aqui no câmbio da Tracker. Geralmente, pela manhã, o carro enrrosca a marcha e não é possível engatar nenhuma marcha. Em outros casos, é possível sair com o veículo, porém em terceira. É como se ele não conseguisse encontrar a primeira e segunda marcha. Colocando no modo D é possível verificar que na marcação do painel aparece M3 ao invés de M1 que seria a primeira marcha.
    Na concessionária disseram que seria um problema no câmbio e que eles não fazem reparos, somente a troca. Orçamento de R$ 47.000.
    Levando em uma loja especializada em câmbio automático, disseram ser um problema no módulo da transmissão, peça essa que segundo eles custa R$ 7.500 + R$ 11.000 de mão de obra.
    Caso alguem tenha tido esse mesmo problema e tenha conseguido solucionar, peço a gentileza de compartilhar aqui.

    Um abraço!

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    1. CARA QUE M HEIN, QUAL KM DO SEU CARRO, ESTOU COM UMA LTZ 2015 E ESTOU PREOCUPADO COM MEDO DESSE CÂMBIO DAR PROBLEMA, VI UM VÍDEO NO YOUTUBE DO CANAL OPINIÃO SINCERA O CARA FALANDO QUE O CÂMBIO PODE DAR PROBLEMA E NÃO ADIANTA FAZER NADA PRA PREVENIR .... POR FAVOR ME FALA COM QUAL KM O SEU DEU PROBLEMA.

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  58. Olá! Minha Traker automática 2016 1.8 segura muito a macha em uma simples decida se ladeira, chega incomodar pois a maiorias das vezes não há necessidade de reduzir tanto a velocidade... Tem como resolver isso? Gostaria que a macha não segurasse tanto o carro.

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  59. Olá, como faço para manter o Tracker estacionado com o câmbio na posição N e com as portas travadas? É uma necessidade especial do meu estacionamento, algumas vagas são móveis, então o carro precisa ficar solto para ser deslocado de posição no estacionamento

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  60. O tracker tem o banco muito alto (já Ajustei com a alavanca lateral do banco) e as marchas também. Tem alguma coisa que posso fazer para meu pé não ficar suspenso quando dirijo.

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