quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Troca de óleo do Tracker Turbo (5.000km ou 6 meses)


Sábado (19/08/2017) levei o Chevrolet Tracker Turbo na concessionária Boa Terra de Maceió para fazer a primeira troca de óleo.

As revisões do Tracker Turbo são a cada 12 meses ou 10.000km (o que ocorrer primeiro). No entanto, nas páginas 195, 243 e 248 do Manual do Proprietário existe uma recomendação para fazer uma troca de óleo entre as revisões anuais, com intervalos de 5.000km ou 6 meses se o carro for submetido a condições de uso severo, como por exemplo:
- Quando a maioria dos percursos exige marcha lenta durante muito tempo ou funcionamento contínuo em condições de rotação baixa frequentes (como no "anda e para" do tráfego urbano denso).
- Quando a maioria dos percursos não passa de 6 km (trajeto curto) com o motor pouco aquecido.
- Operação frequente em estradas de terra e de areia.
- Operação frequente como trailer ou puxando reboque.
- Usado como táxi, veículo policial ou atividade similar.
- Quando o veículo permanece, com frequência, parado por mais de dois dias.



Na minha rotina diária eu percorro apenas 2km da minha casa até o trabalho, portanto as recomendações do primeiro e segundo itens se encaixam no meu perfil de utilização do carro. Por isso optei pela troca de óleo a cada 5.000km, ou seja, entre cada revisão anual (ou 10.000km rodados) farei uma troca de óleo. 

 Na troca de óleo são consumidos 4,0 litros de óleo Dexos1 API SN, ILSAC GF5 SAE
5W-30, sendo 3,6 litros para o cárter e 0,4 litro para o filtro de óleo.



O Tracker 1.8 aspirado tinha filtro de óleo que trocava apenas o refil, já o Tracker Turbo tem o filtro de óleo do tipo tradicional que troca o conjunto completo.
A capacidade do óleo também é diferente: no Tracker 1.8 eram 4,8 litros e no Turbo são 4 litros.


Os serviços executados aos 4.813km foram:
- Troca do óleo do motor: 4 litros Dexos1 R$138,00
- Troca do filtro de óleo: R$45,00
- Vedador não alveolar: R$10,00
- Mão-de-obra: R$50,00

Valor total dos serviços: R$243,00
Valor pago com desconto: R$210,00
Duração do serviço: 30 minutos.

Vejam na foto abaixo que com apenas 4.813km rodados o óleo já estava bem escuro. 




Aproveitei a oportunidade para fazer umas fotos da parte inferior do Tracker Turbo.



Durante as fotos notei que no pneu dianteiro tinha um parafuso espetado no pneu. Como estava chovendo, o pneu estava molhado e vi uma pequena bolha de ar saindo. O mecânico da concessionária recomendou levar em uma loja de pneus ao lado da concessionária.


Assim que a troca de óleo foi finalizada, levei o carro na loja de pneus para fazer o reparo. Lá fizeram a vulcanização do furo, pois este é o procedimento correto. Eles não recomendam aquele famoso método chamado popularmente de "macarrão".
O serviço durou 40 minutos e custou R$20,00. Até fiquei surpreso com o preço. Esperava bem mais.
Na foto abaixo é possível ver o reparo que foi feito na parte interna no pneu.



O Tracker Turbo está me surpreendendo, principalmente do quesito consumo de combustível.
Não esperava que a diferença de consumo fosse tão grande em relação ao modelo 1.8 aspirado.
Na cidade, devido o sistema start/stop que desliga o motor nas paradas dos semáforos ele tem se mostrado de 20% a 25% mais econômico que o modelo anterior. Na estrada o Tracker Turbo tem se mostrado 10% mais econômico que o Tracker 1.8 aspirado.

Com 5 meses e meio de uso e 4.813km rodados, não tenho nenhuma reclamação a fazer. Houve uma grande evolução entre o Tracker 1.8 LTZ que possui anteriormente e este Tracker Turbo. O motor Turbo é potente, econômico, silencioso e tem um ótimo torque. O Tracker continua bonito, imponente, confortável, com um bom acabamento e qualidade construtiva, boa estabilidade nas curvas, ótimo isolamento acústico, suspensão que filtra bem as imperfeições do solo e agora tem como diferenciais em relação do modelo anterior: motor 1.4 turbo com 153cv e torque de 24,5kgfm, direção elétrica progressiva, sistema stop/start que desliga o carro nas paradas dos semáforos, MyLink com integração ao Apple CarPlay e AndroidAuto, OnStar, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego, faróis do tipo projetor, luz de condução diurna, luz de posição em Led, lanternas em Led. aceso ao carro por sensor de presença. partida sem chave. espelhos retrovisores com aquecimento e teto solar elétrico. Os demais itens da ficha técnica já existem no Tracker 2014 a 2016. Estou muito satisfeito com o carro.



31 comentários:

  1. Caro Flavio, recentemente consegui media mista, em viagem ida e volta de RJ a SP, com uso leve do automovel no meio urbano durante estadia na capital paulista, de 15km/l na gasolina. Ar ligado o tempo todo, mantendo 100 a 110, conforme o trecho na estrada, e encarando alguns trechos com transito mais pesado em SP. Considerei excepcional. Acredito que as vendas do Tracker melhorariam muito com maior divulgacao do excelente rendimento do novo motor. Parabens pelo blog. Muito legal. Abracao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Mandarim!

      O Tracker Turbo realmente tem um consumo de combustível impressionante. Não resta dúvida que ele tem o melhor conjunto mecânico dentre os SUVs compactos.

      Estou satisfeito demais com meu Tracker Turbo. O motor é tão silencioso que nem parece está ligado. Tinha um Tracker 1.8 aspirado anteriormente e a diferença é impressionante.

      Quanto às vendas, o Tracker é fabricado no México e a importação é limitada. Existe uma cota máxima que a Chevrolet deve trazer. Se ultrapassar ela paga imposto.
      Eu até gosto deste número limitado de vendas, pois o carro fica mais exclusivo. Não se torna figura fácil nas ruas. Meu pai tem um Tracker 1.8 2014 e ainda não perdeu aquela aura de carro de lançamento. Isso que é legal no Tracker. Além do fato de ser fabricado no México, com foco nos mercados norte americano e canadense, o que se traduz em uma qualidade construtiva superior, tem também o fato de usarmos o carro por um ou dois anos e ele ainda chamar atenção na rua como se fosse lançamento.

      Grande abraço.

      Excluir
  2. Flávio, mt boa a sua abordagem em relaçao ao tracker premier. Estou pesquisando um suv pra comprar no inicio do ano e o tracker está sendo meu predileto. Ainda nao fiz nenhum test drive mas pretendo experimentar o tracker, hrv e kicks. Agora, minha pulga atrás da orelha para o tracker é o fato de nao poder desativar o sistema start/stop. Li algumas pessoas reclamando disso, perdendo a paciencia com o liga desliga em cada parada do tipo: na esquina, na cancela do shopping ou em manobras... Confesso que sem andar no carro tenho receio de me arrepender com este sistema. Por isso, gostaria de ouvir sua opiniao em relaçao a este sistema. Vc tb perdeu a paciência no inicio (rsrsrs) ou leva de boa? Grato. Tácito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tácito!
      Vejo muita gente reclamar do sistema start/stop, para eu não vejo nenhum inconveniente. Aliás, até me sinto aliviado em saber que no engarrafamento com aquele monte de carros parados sem sair do lugar o meu carro é um dos poucos que não está gastando combustível inutilmente nem poluindo o meio ambiente. Realmente não existe um botão para desligar o start/stop, mas você acha que vale a pena desligar para o carro gastar mais combustível? Se tivesse um botão você só usaria ele em determinadas condições ou deixaria desativado para sempre? Existem algumas maneiras de fazer o start/stop desativar, como por exemplo colocar o câmbio no modo manual, ou (a minha preferida) ligar o ar-condicionado e direcionar o ar para a base do para-brisa.
      A única ocasião que me incomodava era quanto eu parava no portão de casa para esperar o portão abrir, mas eu já contornei isso. Quanto estou me aproximando eu coloco o câmbio em M e então quando parar no portão o motor não vai desligar. Quando o portão abrir eu sigo normalmente e estaciono o carro. Veja que se tivesse um botão eu também teria que apertar. Então dá no mesmo.
      A economia de combustível no Tracker Turbo é fantástica. Este motor turbo é muito potente, econômico e silencioso. Faça o test drive e se apaixone!

      Grande abraço.

      Excluir
    2. Olá pessoal, comprei um.tracker em outrubro 2017, no o.kiha e desliga não e problema porque no instante que vc tira o pe do freio ou altera da posicao da marcha o motor funciona instantaneamente é apenas uma questao de acostunar-se.

      Excluir
    3. Pois é. Eu também nunca me incomodei com isso. Aliás, fico até aliviado em saber que meu carro não gasta uma gota de combustível quando está parado no semáforo.

      O sistema é tão eficiente que se você estiver com o som ligado nem vai perceber quando o start-stop liga e desliga o carro.

      Excluir
    4. Também não, tenho uma 18, e nem percebi que desligou, é só questão de acostumar realmente, meu já está com 19 mil rodados, e estou a amando.

      Excluir
    5. Também não, tenho uma 18, e nem percebi que desligou, é só questão de acostumar realmente, meu já está com 19 mil rodados, e estou a amando.

      Excluir
  3. Comprei recentemente a track 2018 premier está com 300km só rodei na cidade carro muito confortável dinamico mais o consumo ainda está alto só consegui 6 km por litro será que melhora...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual combustível você está usando?
      Como são seus deslocamentos diários?
      Você zerou os contadores do computador de bordo quando abasteceu o carro?

      Excluir
    2. Olha...o meu esta com 12000 kms. NÃO melhora.. é beberrão. Hoje voltando de MG, na Fernão Dias andando a 110 km/h, o consumo medio foi de 11 km/l. Acho altissimo pelo que se propoe o carro. Tinha um Cruze antes, e era muito, mas muito mais economico. Me decepcionei com o item consumo.

      Excluir
  4. Zerei tudo estou com 700 km rodados só consigo 6.7 p/ litro no transito urbano sera que melhora rodo pouco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O consulto está muito alto. Mas é muito cedo para falar de consumo já que você rodou apenas 700km.
      Temos que analisar também que tipo de trânsito você está pegando.
      Se for pequenos deslocamentos diários e com trânsito pesado realmente não tem como conseguir boas médias de consumo.

      Grande abraço.

      Excluir
  5. Comprei a minha Tracker em Abril 2018 e também estou surpreso com o baixo consumo de combustível, principalmente se levarmos em consideração o porte do veiculo.
    Assim como o Flavio informou eu para "burlar" o liga/desliga costumo usar o fluxo do ar condicionado direcionado para o para-brisa, normalmente quando estou em aclives (quando estou voltando do litoral norte de SP, na serra de Caraguatatuba).
    O motor com o sistema Turbo é simplesmente sensacional, respostas imediatas e nível de ruído baixíssimo.
    Estou super satisfeito até o momento.

    ResponderExcluir
  6. Fala Flavio, tudo bom?

    Qual tem sido o consumo da sua Tracker?
    Tanto na cidade, quanto na estrada.
    Não dá pra confiar naqueles valores do Inmetro.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Fernando!
      O consumo da minha Tracker abastecida com gasolina é o seguinte:
      - Na estrada andando a 90-110km consegui fazer 14,7km/h. Pisando mais fundo entre 110-130km/h ela faz 13,1km/l.
      - Na cidade está fazendo 8,4km/l. Mas esta média não serve como parâmetro, pois meu trabalho fica a apenas 2km de casa. Eu faço este pequeno percurso 4 vezes, pois vou pela manhã, retorno para almoçar em casa, depois volto ao trabalho e finalmente no final do dia volto para casa. É um percurso muito curto e com trânsito intenso. Mesmo assim eu acho o consumo muito bom, pois meu antigo EcoSport 1.6 manual e com 43 cavalos a menos fazia 7,9km/l nas mesmas condições.

      Grande abraço.

      Excluir
  7. Caros, bom dia! Tambem possuia uma ecosport 1.6 manual, quando resolvi troca-la a tracker era a minha quarta opção de compra, porem foi a escolhida devido algumas vantagens financeiras oferecidas pela concessionária. Devo dizer que a tracker tambem é meu primeiro carro automático e que fiquei totalmente satisfeito com o carro(apaixonado mesmo) e não penso mais sair da marca/modelo a médio prazo. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Ola Flavio,
    Esse óleo é sintético?
    Se abastecer com etanol o óleo saira amarelinho...a queima do etanol nao tem tantos residuos como na gasolina. Por isso é um combustível mais limpo.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite! Minha tracker 2018 premier esta baixando bastante óleo, com 8000 quilômetros sumiu do mínimo na vareta e esta muito escuro. Alguém mais percebeu isso?

    ResponderExcluir
  10. Eu também tenho uma Tracker 2017 LTZ que faz 8,3 com álcool e 10.8 com gasolina no trânsito do rio de janeiro. Na estrada, andando a 110/130 km/h, fiz 12 e alguma coisa. Acho que são boas médias para um carro de 1.430 kg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você!
      São médias excelentes para um SUV compacto com câmbio automático e motor turbo de 153 cavalos.

      Excluir
  11. Comprei traker 1.4 turbo so digo bela compra gostei

    Tinha um etios a traker e melhor em tudo traker turbo 1.4 2019 show

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, qual o tipo de oleó que uso na Tracker 1.4 turbo 2017, é o sintetico ou o semi sintético 5w30?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia!
      O óleo usado no Tracker Turbo 2017 é o sintético SAE 5W-30.

      Excluir
    2. Boa noite. Comprei uma tracker premier 1.4 turbo 2017/18 está com 38,2 mil km . E notei que colocaram o óleo 5w30, porém no manual está 0w20. Está correto o uso desse óleo? Pois tenho receio por ser um carro turbo acabar entupindo alguma coisa. Podem me dar uma dica?

      Excluir
    3. Olá comprei uma tracker premier 1.4turbo 2017/18 E vi que colocaram o óleo 5w30 mas no manual está 0w20 está certo usar um óleo mais grosso??

      Excluir
    4. A partir do modelo 2018 mudaram o óleo para o 0w20. Para ter certeza de qual óleo deve ser usado no seu carro existe a informação no manual do proprietário e também na tampa do motor. Verifique na tampa amarela que fica no motor qual é o óleo que deve ser usando no seu carro.

      Excluir
  13. Bom dia !
    Tenho uma Tracker Premier e ela esta fazendo 15km/l na estrada andando a 100/110km/h .
    O único inconveniente na minha experiência com ela é o ar-condicionado que demora a gelar.
    Já levei ela rã revisão pra ver isso e não acharam nada.
    Sempre tive Chevrolet e os ar- condicionado sempre foram os melhores, já esse não esta sendo.
    Abraço

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!!! Comprei uma Tracker 2018 premier em julho 2019, depois de pesquisar muito sobre desempenho e motor, achei carro fantastico no quesito consumo medio, fiz na Estrada com gazolina; 14,7 mandando 120/130. Na cidade so uso ethanol, pois acho mais conveniente fazendo media de 10km/litro, em circuito misto, entre lombadas e rodovia. Da minha casa so trabalho são 11 km apenas. Mas um dos segredos para econômica combustível, é manter o máximo possível com o pé alto no acelerador, pois como já disseram, é um carro turbo 153 cv, muito ágil quando precisa de potencia ele responde, mas tbem vai consumir mais. Um excelente carro, recomendo!!! Abraços!!!

    ResponderExcluir
  15. dica resolvi isso com apena o botao de ar ligado no 1 e pronto ele fica ligado direto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...