terça-feira, 24 de abril de 2018

Dock para conectar o smartphone ao MyLink



A central multimídia MyLink 2 com conexão Android Auto tem como principal diferencial a facilidade de poder exibir na tela o navegador GPS Google Maps ou o Waze.

A comodidade de poder buscar nosso destino usando comandos de voz e ficar acompanhando na tela o caminho, ou rotas alternativas mais rápidas, é muito legal.

No entanto, confesso que a parte mais chata é pegar o smatphone e ter que conectar ao carro via USB toda vez que vamos entrar no carro. Primeiro temos que procurar a ponta do cabo para poder inserir no conector do telefone. Durante o dia até que dá para fazer, mas a noite é extremamente difícil.

Buscando acabar com este incômodo eu desenvolvi uma dock que mantém o smartphone preso ao carro e ao mesmo tempo já faz a conexão via USB com a central multimídia.

É incrível que nenhuma empresa ainda não tenha pensado em fazer um acessório como este, pois é chato demais ficar procurando cabo para fazer a conexão. Essa dock evita que o smatphone fique indo de um lado para o outro quando fazemos curvas, o que algumas vezes acaba desconectando.

Para fazer esta dock vamos precisar dos seguintes materiais:

- Uma capa anti queda para smartphone. Aquelas capas rígidas. Tem que ser uma capa específica para seu aparelho. Esta capinha eu comprei em uma lojinha especializada em capas para smartphone no centro de Maceió. Custou 15 reais.



- Um cabo mini USB. Você até pode usar um cabo USB de tamanho normal, mas o legal do mini USB é que ele vai ocupar menos espaço. O cabo mini USB eu comprei no site AliExpress, mas você também pode encontrar na mesma loja que vende a capa.


- Cola Durepoxi ou similar, para colar o cabo USB na dock. Esta cola pode ser comprada na maioria dos supermercados. Preste atenção no tempo de secagem da cola. Compre uma que seque em 30 minutos ou menos.


- Fita dupla face fixa forte 3M, para prender a dock no carro. Esta fita dupla face pode ser comprada em lojas de material de construção, ou material automotivo.


- Serra multiuso para serrar a capinha. Esta serra pode ser comprada em lojas de material de construção. Se você tiver em casa uma faca de serra bem afiada, pode usar ela.


- Pincel e tinta preta para pintar a cola Durepoxi depois que ela secar e assim melhorar o aspecto. Você pode comprar o pincel e a tinta em papelarias.



Agora vamos fabricar a dock.

Primeiro passo: Use a serra multiuso para cortar a capinha conforme foto abaixo.


Segundo passo: Prepare a cola Durepoxi e então cole o cabo USB na capinha. Insira o cabo pelo orifício que já existe na capinha. Espalhe e amasse a cola para fixar bem o cabo tomando cuidado para não avançar com a cola sobre a parte de metal do conector. Você pode melhorar o acabamento da cola umedecendo um pouco o dedo e passando em cima da cola enquanto ela ainda estiver mole. Ela vai ficar com um aspecto bem liso.


O modelo de capa que comprei tem uma lingueta para fechar o orifício. Eu não cortei essa lingueta. Ela acaba servido de ponto de fixação quando se coloca a cola.


Essa é a etapa mais importante. Você agora deve inserir o smartphone na capinha ainda com a cola mole. Deixe o telefone na capinha e conectado no cabo USB até a cola endurecer. Dessa forma você vai garantir que o alinhamento do conector USB com o telefone vai ficar perfeito.


Veja que o telefone não vai até o final da capa. Este espaço deve ser ocupado pela cola para deixar o cabo USB bem firme.

Muito cuidado para não sujar os conectores do cabo e do telefone com a cola.

Terceiro passo: Quando a cola ficar rígida, desconecte o telefone e pinte a cola com a tinta preta.
A cola que eu usei ficou rígida em menos de 30 minutos. Quanto comprar a cola veja o tempo de endurecimento nas instruções.


Quarto passo: Cole duas faixas da fita dupla face no verso da capinha. Remova a película verde e então cole a dock no console do carro.


A dock está pronta!


Você pode assistir também este tutorial de montagem e demonstrações de uso da dock no vídeo abaixo.


Já estou usando essa dock há uma semana. Estou muito satisfeito.
Quanto entro no carro já coloco o smartphone nela com muita facilidade.
A chateação de procurar o cabo e tentar encontrar o conector do telefone acabou!

A dock serve também apenas para deixar o smartphone preso no carro sem fazer a conexão com o MyLink Basta você não inserir até o final da dock.

Se tiver alguma dúvida faça sua pergunta nos comentários.



quinta-feira, 5 de abril de 2018

Revisão de 12 meses ou 10.000km


Chegou a hora de fazer a primeira revisão anual do Tracker Turbo. Aos 12 meses de uso o meu Chevrolet Tracker Turbo LTZ, está com 9.558 km rodados e pronto para fazer a revisão: 12 meses ou 10.000km.

No manual informa que para manter a garantia de 3 anos do veículo as revisões devem ser feitas obrigatoriamente nas concessionárias Chevrolet e obedecendo aos prazos estipulados, ou seja, a cada 12 meses ou 10.000km (o que acontecer primeiro).


Muita atenção quanto ao prazo das revisões, pois não é o dia que você recebeu o carro na concessionária e sim o dia que a nota fiscal de venda foi emitida. Portanto, pelo prazo de tempo a revisão de um ano deve ser feita um mês antes do aniversário de um ano até um mês depois do aniversário de um ano. 

Se o seu carro rodar bastante e completar 10.000 km antes de um ano, a revisão deverá ser feita de acordo com a quilometragem percorrida e neste caso a primeira revisão de 10.000 km pode ser feita desde os 9.000 rodados até a quilometragem máxima de 11.000km rodados, sem risco de perda da garantia, conforme orientação constante no manual do Tracker reproduzida abaixo. 


Os serviços efetuados na revisão de 12 meses ou 10.000km foram:

- Troca do óleo do motor (são 4 litros: 3,6 litros no cárter e 0,4 litro no filtro);
- Troca do filtro de óleo;
- Troca do filtro de combustível;
- Troca do anel de vedação do bujão do cárter;
- Verificação itens.
Valor da revisão: R$308,00

A primeira revisão é bem simples e rápida. Durou aproximadamente uma hora.

Estou bastante satisfeito com o Tracker Turbo, principalmente o consumo de combustível. O carro tem se mostrado muito econômico. O motor é o show à parte. Potente, com um ótimo torque e muito silencioso.








terça-feira, 23 de janeiro de 2018

CarStream libera Internet e vídeos no Android Auto


O autor do blog The Kiran Kumar Blog desenvolveu um aplicativo chamado CarStream que é capaz de adicionar várias funcionalidades ao Android Auto, com destaque para:
- Acesso a qualquer site da internet, inclusive o YouTube;
- Acesso as mídias armazenadas no smartphone, como vídeos, áudios e fotos;
- Liberação da imagem dos vídeos com o carro em movimento.

Fiquei extremamente feliz com este aplicativo, pois apesar de ser gratuito, ele faz mais coisas que aqueles módulos vendidos nas concessionária por mais de mil reais não conseguem fazer.

Infelizmente o Google não gostou dessa ideia e está bloqueando o funcionamento do aplicativo, então o desenvolvedor do CarStream fez um tutorial que impede o bloqueio feito pelo Google.

Para fazer a instalação do CarStream, deixar ele funcionando plenamente e impedir o bloqueio do Google, é necessário o seguinte:

- Central multimídia MyLink 2, ou qualquer outra que permita conexão via Android Auto;
- Smartphone com sistema operacional Android 6.0 ou superior;
- Aplicativo Android Auto versão 2.9 instalado no smartphone; (Disponível no link no final desta publicação)
- Aplicativo APK Editor Pro versão 1.8.7 (versão paga) instalado no smartphome;
- Aplicativo CarStream versão 1.8.3; (Este aplicativo não está disponível Google Play Store e deve ser baixado diretamente do site do desenvolvedor no The Kiran Kumar Blog ou no link no final da publicação)
- Cabo USB para conectar o telefone ao MyLink 2.

Fazendo a instalação e configuração

Baixe o aplicativo Android Auto, instale e execute o aplicativo liberando todas as permissões de conexão ao carro;


Feito isso, no Android Auto clique nas 3 barrinhas no menu no canto superior esquerdo e então clique no menu "sobre". Em seguida clique rapidamente várias vezes no menu superior "sobre o Android Auto" até aparece a notificação "modo desenvolvedor".


Clique nos três pontinhos no canto superior direito e acesse no menu "configurações do desenvolvedor". Em seguida marque a última opção "Fontes Desconhecidas".


Nas configurações do telefone vá em "Geral", "Segurança" e ative a opção "Fontes desconhecidas";


Baixe o aplicativo CarStream através do link (https://dl.dropbox.com/s/meuta4ie8kd1tx1/youtube_auto_v1.8.3.apk);
Abra o aplicativo, autorize todas as permissões de conexão e em seguida clique nos três potinhos no canto superior direito para selecionar o menu "send to car".


Baixe o aplicativo APK Editor PRO no Google Play Store. Você tem que baixar a versão paga, pois o procedimento não funciona na versão gratuita.
Execute o aplicativo, clique em "configurações", depois em "assinar o APK com" e então selecione a opção "key created APK editor" (chave criada pelo Editor APK).
Saia das configurações e volte ao menu principal


No menu principal clique em "Selecionar APK na  Lista" e em seguinte procure o aplicativo "CarStream" e então clique nele.
Vai abrir um menu e então selecione a primeira opção "Edição Completa".


Clique no terceiro menu inferior chamado "permissões" e então clique na segunda linha da parte superior chamada "manifest xmlns: android ...".

Vai abrir uma nova janela e no campo "package" você vai apagar o que estiver lá deixando apenas "com." e então você completa com seu nome seguido de ponto e qualquer coisa, ou seja, "com.seunome.mylink"

Este é o passo mais importante. Você deve usar algo que é exclusivo para você. Use seu nome ou nome de usuário de e-mail. Não use caracteres especiais, exceto "ponto". Se o seu nome for Claudio Pereira, use "com.claudioperiera.mylink" como o nome do package.
Seja criativo aqui, porque isso é o que o Google usa para bloquear o aplicativo.

Clique no botão Salvar, tenha cuidado para não pressionar cancelar e em seguida clique no botão superior direito BUILD. Isso levará alguns segundos e terminará a criação de um novo APK.


Quando terminar o processamento não feche o APK Editor. Clique no menu da barra inferior do telefone para minimizar todos os aplicativos abertos. Então procure o ícone do aplicativo CarStream, clique nele e mantenha pressionado para desinstalar o CarStream,  Se você não desinstalar, o novo aplicativo não vai instalar!
Agora volte para o APK Edtior PRO e pressione botão "instalar"
Pronto" O novo aplicativo CarStream foi criado!

Agora execute o aplicativo CarStream, clique no ícone do bonequinho e faça o login em sua conta do YouTube. Isso é muito importante, pois quando conectar o telefone ao carro se você precisar assistir vídeos de sua playlist você só poderá  localizar se estiver logado.


Ao conectar o smartphone do carro o Android Auto será executado como de costume e você vai continuar podendo usar o Waze, o Google Maps, fazer chamadas telefônicas e agora com mais um aplicativo extra: o CarStream. Para acessar o CarStream você deve clicar no primeiro ícone inferior direito do menu do Android Auto. Então a tela será exibida conforme foto acima. Você pode navegar e executar os vídeos do YouTube ou que qualquer outro site. Isso vai depender da sua franquia de dados móveis.

Se quiser reproduzir vídeos sem usar os dados móveis, clique no segundo ícone superior esquerdo e mantenha o dedo nele até abrir o menu raiz do seu smartphone. Então você procura a pasta onde os vídeos ficam armazenados no seu smartphone e clica no vídeo que que assistir.

Se tiver alguma dúvida deixe sua pergunta nos comentários ou assista ao vídeo abaixo.



*** ATUALIZAÇÃO EM 19/03/2018 ***

AVISO SOBRE O ANDROID AUTO 3.0

O Google atualizou o Android Auto para a versão 3.0 e o CarStream não funciona mais nessa versão. Portanto, para o CarStream funcionar você tem que desinstalar o Android Auto 3.0 baixar o Android Auto 2.9.

Em seguida você instala o Android Auto 2.9 e segue o tutorial que está acima. O CarStream vai funcionar normalmente. Não esqueça de desativar as atualizações automáticas dos aplicativos na Google Play Store para evitar que o Android Auto seja atualizado da versão 2.9 para a versão 3.0.


*** ATUALIZAÇÃO EM 17/05/2018 ***

Pessoal, o CarStream está funcionando novamente no meu carro!
O procedimento foi feito em um Samsung Galaxy A5 com sistema operacional Android 8.0 Oreo,
A configuração que deve ser feita é a seguinte:
- Você tem que estar usando a versão 2.9 do Android Auto e a versão 1.8.3 do CarStream conforme tutorial acima e fazer todo o procedimento mostrado na publicação acima.
- Para não ter problema com os comandos de voz use a versão do aplicativo Google 8.2.10.16 e  Google Maps 9.78.1.
- Desative a função "Encontre meu Dispositivo" nas configurações de segurança do telefone. As atualizações do Google Play Services só poderão ser desinstaladas com essa função desativada.
- Após concluir a configuração você vai no menu "Aplicativos" do seu telefone localize o Google Play Services e então desinstale a última atualização. A versão ficará 11.9.75 (448-182402865).
- Nas configurações do Google Play Store selecione a opção de "Atualizar aplicativos somente via Wifi".
- Desabilite a conexão wifi do seu telefone. A partir de agora você vai usar somente a rede de dados móveis.
- No menu "Aplicativos" do seu telefone localize o Google Play Store e então clique em "Desabilitar". Dessa forma o Google Play Services não será mais atualizado.
- No menu "Aplicativos" do seu telefone localize o Google Chrome e desinstale as atualizações.

Pronto! Agora o CarStream vai funcionar perfeitamente!

LINK PARA BAIXAR O ANDROID AUTO 2.9
https://dl.dropbox.com/s/vm898tsm9lf8abq/Android_Auto_2.9.apk

LINK PARA BAIXAR O CARSTREAM 1.8.3
https://dl.dropbox.com/s/meuta4ie8kd1tx1/youtube_auto_v1.8.3.apk

LINK PARA BAIXAR O GOOGLE 8.2.10.16
https://dl.dropbox.com/s/ah6vz713hg6tpym/Google_8_2_10-16.apk

LINK PARA BAIXAR O GOOGLE MAPS 9.78.1
https://dl.dropbox.com/s/82hk7u30d50vdls/GoogleMaps_9_78_1.apk

LINK PARA BAIXAR O GOOGLE PLAY SERVICES 11.9.75
(Ao desinstalar as atualizações talvez seu smartphone já fique com essa versão) 
https://dl.dropbox.com/s/jop11snfhr0tfv7/Google-Services11_9_75.apk


*** ATUALIZAÇÃO EM 27/07/2018 ***

Infelizmente mais uma vez o Google bloqueou o aplicativo CarStream.
Por enquanto nenhum procedimento está conseguindo quebrar o bloqueio do Google.

Se surgir alguma solução, será postada aqui!


terça-feira, 31 de outubro de 2017

Chevrolet lança novo Tracker Turbo Premier 2018

A Chevrolet avança na renovação de sua linha de utilitários esportivos no país. Depois de lançar o Equinox e de incorporar inovações ao Trailblazer, a marca promove o Tracker, que ganha ainda mais sofisticação e tecnologias para posicionar-se no mais alto patamar entre os SUVs urbanos.

Design contemporâneo, conectividade total e motor turbo Flex de série vinham sendo até então os principais diferenciais competitivos do Tracker, que chega à linha 2018 ainda mais refinado e com maior oferta de itens de comodidade e segurança.


A grande novidade é a estreia da versão Premier, sinônimo de máxima sofisticação no portfólio da Chevrolet no mundo. Topo de gama, ela agrega ao Tracker controle eletrônico de estabilidade, controle de tração e assistente de partida em rampa, além da opção de alerta de colisão frontal e de alerta de saída de faixa.

Retrovisores externos com repetidores de sinalização e nova cor metálica Vermelho Glory são outras novidades, sendo estas extensivas também à configuração de entrada LT.


“Neste último ano, o Tracker foi o utilitário esportivo compacto urbano que mais avanços tecnológicos trouxe para o segmento”, destaca Rodrigo Fioco, diretor de Marketing de Produto da Chevrolet.

“Acreditamos que, a partir de agora, com um leque mais completo de configurações, crescente volume de importação e maior presença da Chevrolet entre os SUVs, o Tracker avance gradualmente em vendas e contribua para fortalecer a liderança da marca no mercado brasileiro”, projeta o executivo.


O Tracker se destaca por ter o comportamento dinâmico mais eficiente da categoria. Vem equipado com direção elétrica com ajuste de altura e profundidade, motor turbo Flex de até 153 cavalos, transmissão automática de seis marchas e sistema Stop/Start, além de freios ABS com EBD, rodas de alumínio, controle de velocidade de cruzeiro, telemática avançada OnStar e multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay.


Ar-condicionado, sistema Isofix para fixação de cadeirinha infantil, sistema de som com 6 alto-falantes com tweeter, além de retrovisores elétricos, travas e vidros elétricos com comandos na chave e computador de bordo com indicador da vida útil do óleo em percentual também são de série desde a configuração de entrada.

Versatilidade é outra característica do modelo, que tem 4.258 mm de comprimento, 1.776 mm de largura e 2.555 mm de entre-eixos. Os 162 mm de altura em relação ao solo facilitam o enfrentamento de obstáculos urbanos, enquanto a capacidade máxima do porta-malas varia de 306 a 735 litros, conforme a configuração dos bancos.

A linha 2018 do Tracker começa a ser distribuída nacionalmente à rede concessionária a partir de novembro em cinco opções de cores: Branco Summit, Preto Ouro Negro, Prata Switchblade, Cinza Graphite e a inédita Vermelho Glory. A garantia do veículo é de três anos.


Tracker é o segundo Chevrolet a adotar a versão Premier

O Equinox inaugurou no Brasil a versão de acabamento Premier, a mais sofisticada da linha Chevrolet e caracterizada pela ampla utilização de materiais nobres, itens de alta tecnologia e alto nível de refinamento interno e externo.

No caso do Tracker, os bancos de figurino elegante são revestidos com material e acabamento especiais. O painel também segue o mesmo requinte de execução.


Além disso, acabamentos “soft touch” aplicados em outras áreas de contato, como os apoios de braço e painéis de portas, proporcionam sofisticação e maior conforto. Os porta-objetos do console central, por exemplo, são emborrachados para otimizar o nível de silêncio a bordo.

No interior do veículo, o tom preto Jet Black predomina, enfatizando as formas e superfícies principais. A costura dos bancos, volante e painel são do tipo pespontadas e as molduras do sistema multimídia, dos comandos do ar-condicionado e da alavanca de câmbio são em preto brilhante.


O visual é elegante, e os materiais foram cuidadosamente desenvolvidos para garantir alta durabilidade.

Além do controle eletrônico de estabilidade e de tração e do assistente de partida em rampas, a versão Premier vem equipada com câmera de ré com alerta de movimentação traseira e alerta de ponto cego.


O alerta de ponto cego auxilia o motorista em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença ou da aproximação de um outro veículo em tráfego lateral.

O alerta de movimentação traseira ajuda nas manobras de marcha a ré, como nas de saída de garagem, quando a visibilidade é limitada. Sensores são capazes de detectar a aproximação de veículos vindos na perpendicular e avisar instantaneamente o condutor.  



Enquanto o assistente de partida em rampas não permite que o veículo recue em saídas íngremes, proporcionando maior controle do veículo.

Já os alertas de colisão frontal e de saída de faixa são ofertados opcionalmente, em um pacote que inclui os airbags laterais e de cortina.


O alerta de saída de faixa possui uma câmera na parte superior do para-brisas que “lê” as faixas da via e emite um aviso toda vez que perceber que o veículo está saindo involuntariamente da pista. Se o pisca estiver acionado, o mecanismo entende que a manobra é intencional e não entra em ação.

O alerta de colisão frontal é outro equipamento bastante útil no dia a dia. Por meio dele, o motorista pode estabelecer eletronicamente uma distância mínima em relação ao veículo à frente, podendo, por exemplo, ser alertado caso o outro automóvel sofra uma redução de velocidade repentina. Além de luzes vermelhas piscarem na base do parabrisa, um alarme soa pelos alto-falantes do utilitário.


Veja outros itens relevantes da versão Premier:

    Faróis dianteiros tipo projetor com luz diurna em LED
    Lanterna de LED
    Sensor de estacionamento traseiro
    Regulagem de altura dos faróis
    Banco do motorista com regulagem elétrica lombar e descansa braço
    Banco dianteiro do passageiro com encosto rebatível
    Descansa braço traseiro com porta-copos
    Easy entry
    Partida sem chave
    Porta-objetos embaixo do banco do passageiro
    Porta-óculos no teto
    Sombreira do motorista e passageiro com espelho e iluminação
    Tapetes em carpete
    Volante com revestimento premium
    Rodas aro 18
    Teto solar elétrico

Externamente, a versão Premier se diferencia pelos cromados na base das janelas laterais, na tampa traseira e nas maçanetas. Um logo específico na base direita da tampa traseira identifica a configuração.


Motor turbo Flex e transmissão AT6 de série

O Tracker é equipado de série com motor 1.4 turbo Flex com injeção direta de combustível que entrega performance e alta eficiência energética. São até 153 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, sendo 90% dessa força disponível a apenas 1.500 rpm.

O propulsor trabalha em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades de última geração.

Esse conjunto mecânico faz do Tracker um dos mais ágeis da categoria em retomadas de velocidades, ultrapassagens e acelerações. Arrancadas de 0 a 100 km/h, por exemplo, são feitas em 9,4 segundos. A velocidade máxima é próxima dos 200 km/h.

Além disso, o carro traz sistema Stop/Start, que desliga o motor temporariamente em paradas, para economizar combustível, recebendo nota máxima em eficiência energética pela etiquetagem veicular do Inmetro.

As médias com gasolina são de 11,7 km/l na estrada e de 10,6 km/l na cidade, enquanto que com etanol são de 8,2 km/l e 7,3 km/l, respectivamente.

Já a suspensão do Tracker preza pelo acerto ao mesmo tempo confortável para o dia a dia e mais firme em altas velocidades, proporcionando assim maior sensação de segurança, muito por conta da menor rolagem da carroceria em curvas.

Os parâmetros são particulares do mercado brasileiro e foram baseados nas condições de pavimentação e nas preferências do consumidor local.


Referência em conectividade

Líder em tecnologias inovadoras de conectividade, a Chevrolet agrega ao Tracker o que há de mais avançado no mercado brasileiro.

O SUV compacto vem equipado com sistema multimídia MyLink com tela capacitiva de sete polegadas e compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto, que permitem projetar o smartphone do usuário diretamente na tela do carro.

Além da função de telefonia, é possível interagir com determinados aplicativos através da tela do veículo ou pelo sistema de comando de voz a fim de evitar distrações.

Entre os aplicativos compatíveis estão os de música, como Spotify, de mensagens de texto, como o WhatsApp, e de navegação, como o Waze e Google Maps. A compatibilidade depende do modelo do telefone e do seu sistema operacional.


O Tracker soma ainda a tecnologia OnStar. Por meio dela, pode-se comandar diversas funções do veículo por meio do smartphone, ter acesso a serviços de segurança, concierge, emergência e navegação. O modelo oferece ainda o Diagnóstico Avançado, que permite ao usuário fazer um check-up dos principais sistemas do veículo de maneira remota.

O Diagnóstico Avançado OnStar realiza um check-up básico do veículo com um simples toque de botão. Quando detectada qualquer anomalia, uma mensagem é enviada para o smartphone do usuário. O cliente poderá entrar em contato com o Centro de Atendimento OnStar para mais informações ou agendar os serviços na Concessionária diretamente pelo App ou pelo portal web.

Em casos extremos, o usuário pode ser convidado a levar imediatamente o veículo à oficina para evitar consequências de proporções mais graves e onerosas. O Diagnóstico Avançado OnStar proporciona segurança, comodidade e tranquilidade para ao cliente Chevrolet.

Exclusividade da marca Chevrolet no país, o OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, diagnóstico, concierge e conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.

Outra comodidade é que, pressionando o botão da esquerda do OnStar, o usuário consegue acionar, por comando de voz, serviços como os alertas de velocidade, movimento e o de valet, chamar o serviço de assistência mecânica ou ainda iniciar a navegação de algum destino cadastrado no aplicativo.


Pressionando o botão azul do OnStar, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet e reservas de restaurantes, hotéis, salão de beleza, consultas médicas, entre outros. Pode-se igualmente acionar o botão vermelho de emergência para solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em casos de necessidade.

A comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos alto-falantes e microfones do sistema “hands-free” do carro. Portanto, o cliente não precisa utilizar seu celular para falar com a central.

O OnStar também é capaz de dectar quando o automóvel está sendo furtado ou envolveu-se em um acidente que resultou na deflagração dos airbags.

Isso acontece porque os sensores espalhados pela carroceria identificam situações de anormalidade e alertam o Centro de Atendimento. Profissionais capacitados então fazem a análise da situação e solicitam, se necessário, auxílio das autoridades competentes ou mesmo contatam serviços públicos de emergência em casos de acidentes ou necessidade médica.


O OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas.

Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar velocidade predeterminada – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.

O aplicativo é compatível com os sistemas Android e IOS e pode ser baixado na Play Store e na Apple Store.

No Tracker, a Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar plano Exclusive – com todas as funções disponíveis, sendo que o cliente poderá desfrutar dos serviços por um período de experiência determinado. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.

Fonte: Press releases Imprensa Chevrolet



quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Troca de óleo do Tracker Turbo (5.000km ou 6 meses)


Sábado (19/08/2017) levei o Chevrolet Tracker Turbo na concessionária Boa Terra de Maceió para fazer a primeira troca de óleo.

As revisões do Tracker Turbo são a cada 12 meses ou 10.000km (o que ocorrer primeiro). No entanto, nas páginas 195, 243 e 248 do Manual do Proprietário existe uma recomendação para fazer uma troca de óleo entre as revisões anuais, com intervalos de 5.000km ou 6 meses se o carro for submetido a condições de uso severo, como por exemplo:
- Quando a maioria dos percursos exige marcha lenta durante muito tempo ou funcionamento contínuo em condições de rotação baixa frequentes (como no "anda e para" do tráfego urbano denso).
- Quando a maioria dos percursos não passa de 6 km (trajeto curto) com o motor pouco aquecido.
- Operação frequente em estradas de terra e de areia.
- Operação frequente como trailer ou puxando reboque.
- Usado como táxi, veículo policial ou atividade similar.
- Quando o veículo permanece, com frequência, parado por mais de dois dias.



Na minha rotina diária eu percorro apenas 2km da minha casa até o trabalho, portanto as recomendações do primeiro e segundo itens se encaixam no meu perfil de utilização do carro. Por isso optei pela troca de óleo a cada 5.000km, ou seja, entre cada revisão anual (ou 10.000km rodados) farei uma troca de óleo. 

 Na troca de óleo são consumidos 4,0 litros de óleo Dexos1 API SN, ILSAC GF5 SAE
5W-30, sendo 3,6 litros para o cárter e 0,4 litro para o filtro de óleo.



O Tracker 1.8 aspirado tinha filtro de óleo que trocava apenas o refil, já o Tracker Turbo tem o filtro de óleo do tipo tradicional que troca o conjunto completo.
A capacidade do óleo também é diferente: no Tracker 1.8 eram 4,8 litros e no Turbo são 4 litros.


Os serviços executados aos 4.813km foram:
- Troca do óleo do motor: 4 litros Dexos1 R$138,00
- Troca do filtro de óleo: R$45,00
- Vedador não alveolar: R$10,00
- Mão-de-obra: R$50,00

Valor total dos serviços: R$243,00
Valor pago com desconto: R$210,00
Duração do serviço: 30 minutos.

Vejam na foto abaixo que com apenas 4.813km rodados o óleo já estava bem escuro. 




Aproveitei a oportunidade para fazer umas fotos da parte inferior do Tracker Turbo.



Durante as fotos notei que no pneu dianteiro tinha um parafuso espetado no pneu. Como estava chovendo, o pneu estava molhado e vi uma pequena bolha de ar saindo. O mecânico da concessionária recomendou levar em uma loja de pneus ao lado da concessionária.


Assim que a troca de óleo foi finalizada, levei o carro na loja de pneus para fazer o reparo. Lá fizeram a vulcanização do furo, pois este é o procedimento correto. Eles não recomendam aquele famoso método chamado popularmente de "macarrão".
O serviço durou 40 minutos e custou R$20,00. Até fiquei surpreso com o preço. Esperava bem mais.
Na foto abaixo é possível ver o reparo que foi feito na parte interna no pneu.



O Tracker Turbo está me surpreendendo, principalmente do quesito consumo de combustível.
Não esperava que a diferença de consumo fosse tão grande em relação ao modelo 1.8 aspirado.
Na cidade, devido o sistema start/stop que desliga o motor nas paradas dos semáforos ele tem se mostrado de 20% a 25% mais econômico que o modelo anterior. Na estrada o Tracker Turbo tem se mostrado 10% mais econômico que o Tracker 1.8 aspirado.

Com 5 meses e meio de uso e 4.813km rodados, não tenho nenhuma reclamação a fazer. Houve uma grande evolução entre o Tracker 1.8 LTZ que possui anteriormente e este Tracker Turbo. O motor Turbo é potente, econômico, silencioso e tem um ótimo torque. O Tracker continua bonito, imponente, confortável, com um bom acabamento e qualidade construtiva, boa estabilidade nas curvas, ótimo isolamento acústico, suspensão que filtra bem as imperfeições do solo e agora tem como diferenciais em relação do modelo anterior: motor 1.4 turbo com 153cv e torque de 24,5kgfm, direção elétrica progressiva, sistema stop/start que desliga o carro nas paradas dos semáforos, MyLink com integração ao Apple CarPlay e AndroidAuto, OnStar, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego, faróis do tipo projetor, luz de condução diurna, luz de posição em Led, lanternas em Led. aceso ao carro por sensor de presença. partida sem chave. espelhos retrovisores com aquecimento e teto solar elétrico. Os demais itens da ficha técnica já existem no Tracker 2014 a 2016. Estou muito satisfeito com o carro.



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