quinta-feira, 22 de junho de 2017
terça-feira, 30 de maio de 2017
Itens de série do Chevrolet Tracker Turbo LT 2017
MOTORIZAÇÃO
Motor Ecotec 1.4 Turbo Flex, 153cv (etanol) 150cv (gasolina), Injeção Direta
Torque 24,5kgfm (etanol) 24,0kgfm (gasolina)
SEGURANÇA
Airbag duplo
Alarme Anti-furto
Aviso sonoro do cinto de segurança
Barras de proteção nas portas
Brake Light
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e ajuste de altura
Cintos de segurança traseiros laterais e central 3 pontos
Faróis de neblina
Lanterna de neblina
Luz de condução diurna
Protetor de cárter
Regulagem de altura dos faróis
Sistema de fixação de cadeiras para crianças ("Isofix")
Sistema de freios com ABS e sistema de distribuição de frenagem ("EBD")
Sistema de imobilização do motor
Sistema de proteção contra descarga da bateria
Trava de segurança nas portas traseiras
APARÊNCIA
Alavanca do freio de mão com detalhe cromado
Espelhos retrovisores externos na cor do veículo
Grade dianteira integrada ao pára-choque com detalhes cromados
Maçanetas externas na cor do veículo
Maçanetas internas cromadas
Rack de teto
Roda de alumínio aro 16''
CONFORTO E CONVENIÊNCIA
Abertura da tampa do combustível com acionamento conjunto com as travas das portas
Alça dianteira no teto, lado do passageiro
Alças traseiras no teto com porta-cabide
Alerta sonoro de faróis ligados
Ar condicionado
Chave tipo canivete dobrável
Cobertura do porta-malas
Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
Computador de bordo com dois modos: - Informações de Viagem: consumo médio, consumo instantâneo, velocidade média, autonomia e odômetro parcial - Informações do Veículo: vida útil do óleo
Console central com 4 porta-copos
Controlador de velocidade de cruzeiro com comandos no volante
Desembaçador elétrico do vidro traseiro
Direção Elétrica Progressiva
Espelhos retrovisores externos elétricos
Indicador de temperatura externa
Luz de cortesia no porta-malas
Porta-óculos no console de teto
Porta-revista na parte traseira do encosto do banco do motorista
Porta-revista na parte traseira do encosto do banco do passageiro
Regulador de intensidade da iluminação do painel de instrumentos
Sistema Stop/Start (desligamento e partida do motor automático em paradas do veículo)
Sombreiras - motorista e passageiro com espelho
Tomada de força 12V
Transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual de marchas "Active Select"
Trava elétrica das portas com acionamento na chave
Vidro elétrico nas portas com acionamento por "um toque", anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave
BANCOS
Bancos de tecido
Banco traseiro bipartido e rebatível
Banco do motorista com regulagem de altura e distância
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura
Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros
ENTRETENIMENTO
Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 7", integração com smartphones* através do Android Auto e Apple CarPlay, Radio AM/FM, Entrada USB e Aux-in, Função Audio Streaming, Conexão Bluetooth para Celular e configurações do veículo
Antena no Teto
Controles de rádio e do celular no volante
Conjunto de alto falantes - 6 unidades com tweeters
ACABAMENTO INTERNO
Cor !25- Acabamento interno na cor Preto "Jet Black"
Fonte: www.chevrolet.com.br
Veja os itens de série do Tracker Turbo LTZ 2017 no link abaixo:
http://www.diariodebordotracker.blogspot.com/2017/05/itens-de-serie-do-chevrolet-tracker_30.html
Itens de série do Chevrolet Tracker Turbo LTZ 2017
MOTORIZAÇÃO
Motor Ecotec 1.4 Turbo Flex, 153cv (etanol) 150cv (gasolina), Injeção Direta
Torque 24,5kgfm (etanol) 24,0kgfm (gasolina)
SEGURANÇA
Airbag duplo
Alarme Anti-furto
Alerta de Movimentação Traseira (em marcha ré)
Alerta de Ponto Cego
Aviso sonoro do cinto de segurança
Barras de proteção nas portas
Brake Light
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e ajuste de altura
Cintos de segurança traseiros laterais e central 3 pontos
Faróis de neblina
Faróis dianteiros tipo projetor
Lanterna de neblina
Luz de condução diurna/ Luz de posição em LED
Protetor de cárter
Regulagem de altura dos faróis
Sistema de fixação de cadeiras para crianças ("Isofix")
Sistema de freios com ABS e sistema de distribuição de frenagem ("EBD")
Sistema de imobilização do motor
Sistema de proteção contra descarga da bateria
Trava de segurança nas portas traseiras
APARÊNCIA
Alavanca do freio de mão com detalhe cromado
Espelhos retrovisores externos na cor do veículo
Friso cromado na parte superior das portas
Friso cromado na tampa traseira
Grade dianteira integrada ao pára-choque com detalhes cromados
Lanternas em LED
Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado
Maçanetas internas cromadas
Rack de teto
Roda de alumínio aro 18''
CONFORTO E CONVENIÊNCIA
Abertura da tampa do combustível com acionamento conjunto com as travas das portas
Alça dianteira no teto, lado do passageiro
Alças traseiras no teto com porta-cabide
Alerta sonoro de faróis ligados
Ar condicionado
Câmera de Ré
Chave eletrônica presencial
Cobertura do porta-malas
Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
Computador de bordo com dois modos: - Informações de Viagem: velocidade instantânea, odômetro parcial para duas viagens, autonomia, consumo instantâneo, consumo médio e velocidade média - Informações do Veículo: vida útil do óleo
Console central com 4 porta-copos
Controlador de velocidade de cruzeiro com comandos no volante
Descansa-braço para motorista
Descansa-braço traseiro com 2 porta-copos
Desembaçador elétrico do vidro traseiro
Direção Elétrica Progressiva
Easy Entry - Abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave
Espelhos retrovisores externos elétricos com aquecimento
Indicador de temperatura externa
Luz de cortesia no porta-malas
Partida sem chave
Porta-objetos embaixo do banco do passageiro
Porta-óculos no console de teto
Porta-revista na parte traseira do encosto do banco do motorista
Porta-revista na parte traseira do encosto do banco do passageiro
Regulador de intensidade da iluminação do painel de instrumentos
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema Stop/Start (desligamento e partida do motor automático em paradas do veículo)
Sombreiras - motorista e passageiro com espelho e iluminação
Tapetes em carpete
Teto solar elétrico
Tomada de força 12V
Transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual de marchas "Active Select"
Trava elétrica das portas com acionamento na chave
Vidro elétrico nas portas com acionamento por "um toque", anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave
Volante de direção com revestimento premium
BANCOS
Bancos com revestimento premium
Banco traseiro bipartido e rebatível
Banco do motorista com regulagem lombar elétrico
Banco do motorista com regulagem de altura e distância
Banco do passageiro dianteiro rebatível
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura
Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros
ENTRETENIMENTO
Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 7", integração com smartphones* através do Android Auto e Apple CarPlay, Radio AM/FM, Entrada USB e Aux-in, Função Audio Streaming, Conexão Bluetooth para Celular e configurações do veículo
Antena no Teto
Controles de rádio e do celular no volante
Conjunto de alto falantes - 6 unidades com tweeters
ACABAMENTO INTERNO
Cor !25- Acabamento interno na cor Preto "Jet Black"
Fonte: www.chevrolet.com.br
Veja os itens de série do Tracker Turbo LT 2017 no link abaixo:
http://www.diariodebordotracker.blogspot.com/2017/05/itens-de-serie-do-chevrolet-tracker.html
Motor Ecotec 1.4 Turbo Flex, 153cv (etanol) 150cv (gasolina), Injeção Direta
Torque 24,5kgfm (etanol) 24,0kgfm (gasolina)
SEGURANÇA
Airbag duplo
Alarme Anti-furto
Alerta de Movimentação Traseira (em marcha ré)
Alerta de Ponto Cego
Aviso sonoro do cinto de segurança
Barras de proteção nas portas
Brake Light
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e ajuste de altura
Cintos de segurança traseiros laterais e central 3 pontos
Faróis de neblina
Faróis dianteiros tipo projetor
Lanterna de neblina
Luz de condução diurna/ Luz de posição em LED
Protetor de cárter
Regulagem de altura dos faróis
Sistema de fixação de cadeiras para crianças ("Isofix")
Sistema de freios com ABS e sistema de distribuição de frenagem ("EBD")
Sistema de imobilização do motor
Sistema de proteção contra descarga da bateria
Trava de segurança nas portas traseiras
APARÊNCIA
Alavanca do freio de mão com detalhe cromado
Espelhos retrovisores externos na cor do veículo
Friso cromado na parte superior das portas
Friso cromado na tampa traseira
Grade dianteira integrada ao pára-choque com detalhes cromados
Lanternas em LED
Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado
Maçanetas internas cromadas
Rack de teto
Roda de alumínio aro 18''
CONFORTO E CONVENIÊNCIA
Abertura da tampa do combustível com acionamento conjunto com as travas das portas
Alça dianteira no teto, lado do passageiro
Alças traseiras no teto com porta-cabide
Alerta sonoro de faróis ligados
Ar condicionado
Câmera de Ré
Chave eletrônica presencial
Cobertura do porta-malas
Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
Computador de bordo com dois modos: - Informações de Viagem: velocidade instantânea, odômetro parcial para duas viagens, autonomia, consumo instantâneo, consumo médio e velocidade média - Informações do Veículo: vida útil do óleo
Console central com 4 porta-copos
Controlador de velocidade de cruzeiro com comandos no volante
Descansa-braço para motorista
Descansa-braço traseiro com 2 porta-copos
Desembaçador elétrico do vidro traseiro
Direção Elétrica Progressiva
Easy Entry - Abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave
Espelhos retrovisores externos elétricos com aquecimento
Indicador de temperatura externa
Luz de cortesia no porta-malas
Partida sem chave
Porta-objetos embaixo do banco do passageiro
Porta-óculos no console de teto
Porta-revista na parte traseira do encosto do banco do motorista
Porta-revista na parte traseira do encosto do banco do passageiro
Regulador de intensidade da iluminação do painel de instrumentos
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema Stop/Start (desligamento e partida do motor automático em paradas do veículo)
Sombreiras - motorista e passageiro com espelho e iluminação
Tapetes em carpete
Teto solar elétrico
Tomada de força 12V
Transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual de marchas "Active Select"
Trava elétrica das portas com acionamento na chave
Vidro elétrico nas portas com acionamento por "um toque", anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave
Volante de direção com revestimento premium
BANCOS
Bancos com revestimento premium
Banco traseiro bipartido e rebatível
Banco do motorista com regulagem lombar elétrico
Banco do motorista com regulagem de altura e distância
Banco do passageiro dianteiro rebatível
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura
Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros
ENTRETENIMENTO
Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 7", integração com smartphones* através do Android Auto e Apple CarPlay, Radio AM/FM, Entrada USB e Aux-in, Função Audio Streaming, Conexão Bluetooth para Celular e configurações do veículo
Antena no Teto
Controles de rádio e do celular no volante
Conjunto de alto falantes - 6 unidades com tweeters
ACABAMENTO INTERNO
Cor !25- Acabamento interno na cor Preto "Jet Black"
Fonte: www.chevrolet.com.br
Veja os itens de série do Tracker Turbo LT 2017 no link abaixo:
http://www.diariodebordotracker.blogspot.com/2017/05/itens-de-serie-do-chevrolet-tracker.html
quarta-feira, 12 de abril de 2017
Chegou a hora de trocar o Tracker 1.8 LTZ 2015
Após 2 anos e meio de uso e 23.800km rodados, chegou a hora de trocar o Tracker 1.8 LTZ 2015.
O carro está perfeito! Sem nenhum barulho interno.O Tracker se mostrou um carro sólido, confiável e com um padrão de qualidade acima dos SUVs compactos de fabricação nacional.
Este foi o meu primeiro carro da Chevrolet. Fiquei muito satisfeito com a aquisição. Também foi meu primeiro carro importado e meu primeiro carro que durante o tempo que possui foi a concessionária somente fazer as revisões sem apresentar nenhum problema.
A categoria dos SUVs compactos realmente me conquistou e acho difícil sair dela. O mercado de SUVs compactos agora está cheio de novidades e abaixo eu descrevo minha opinião sobre as principais opções.
Honda HR-V: O campeão de vendas. Um ótimo carro, com mecânica confiável e o conhecido padrão Honda, com bom espaço interno e o maior porta-malas da categoria. Mas porta-malas grande para mim é um item indiferente. O HR-V não me cativou. Não curti algumas coisas como o câmbio CVT, a estranha solução adotada pela Honda para colocar as maçanetas das portas traseiras e também a frente do carro que não me passa a impressão de ser um SUV compacto.
Jeep Renegade: O vice-campeão de vendas. O melhor padrão de acabamento da categoria. Mas infelizmente o motor 1.8 de origem Fiat é foco de muita reclamação sobre desempenho fraco e consumo elevado. O que me fez desistir da compra, além dos itens que citei acima, foi o design do Renegade. Não gosto dessa linha de design retrô. Não consigo comprar um carro e ao olhar para ele na garagem não me agradar do design. A frente do Renegade é feia. A Jeep deveria ter se inspirado na frente do novo Compass. Espero que na reestilização o design melhore.
Hyundai Creta: Está sendo apontado em todos os comparativos como o mais beberrão dos SUVs compactos. Já a versão 1.6 tem um desempenho abaixo do esperado. Mas o que me fez desistir da aquisição foi o design. Não gostei da traseira com a placa colocada muito abaixo da posição tradicional. Isso deu a impressão de traseira caída. Já a frente, me faz lembrar muito uma mistura do Lifan X60 e Nissan Kicks, dois carros que considero feios.
Nissan Kicks: não curti o design. Na minha opinião ele está sendo colocado na categoria errada. Não parece um SUV compacto. O porte lembra uma station wagon. Além de achar o design feio, também não gostei do fraco acabamento interno e da montagem muito ruim da tampa do porta-malas deixando vãos enormes entre as peças. O motor 1.6 também é alvo de críticas quanto ao desempenho.
Ford EcoSport: prestes a receber uma reestilização e com opção apenas de câmbio automatizado, o EcoSport foi descartado. Infelizmente a Ford ainda insiste no arcaio estepe pendurado da tampa do porta-malas. Tem o menor porte entre os SUVs compactos e o acabamento é fraco para o preço cobrado pela versão Titanium PowerShift
Chevrolet Tracker Turbo: Essa foi minha escolha. Gostei demais do Tracker 1.8 aspirado. Foram dois anos de meio de uso e parece que ele saiu da loja hoje. Totalmente sem barulhos, suspensão perfeita que filtra as imperfeições do solo, muito gostoso de dirigir, montagem muito boa e uma qualidade que faz ele ir a concessionária somente para as revisões. Em time que está ganhando não se mexe! O novo modelo vai trazer muita comodidade pois tem as seguintes novidades: Motor 1.4 turbo com 153cv e torque de 24,5kgfm; Direção elétrica progressiva; Sistema stop/start; MyLink com integração ao Apple CarPlay e AndroidAuto; OnStar; Alerta de movimentação traseira; Alerta de ponto cego; Faróis do tipo projetor; Luz de condução diurna; Luz de posição em Led; Lanternas em Led; Aceso ao carro por sensor de presença; Partida sem chave; Espelhos retrovisores com aquecimento; Teto solar elétrico e os demais itens da ficha técnica que já existiam no Tracker 2014 a 201 como sensor de estacionamento, câmera de ré e bancos revestidos em couro.
Não tenho dúvidas que fiz a melhor escolha. O novo Tracker Turbo é lindo e ficou ainda mais gostoso de dirigir!
quarta-feira, 22 de março de 2017
Novo Tracker inova o segmento que mais cresce no país
Outra novidade relevante é a adoção da direção elétrica progressiva e
de uma nova calibragem para a suspensão, exclusiva para o mercado
brasileiro. Ela é mais firme e ao mesmo tempo mais confortável para
garantir um comportamento dinâmico referencial tanto no uso urbano como
no rodoviário.
São cinco opções de cores: Branco Summit, Preto Ouro Negro, Prata Switchblade e as inéditas Vermelho Baroque e Cinza Graphite. A garantia do veículo é de três anos.
Powertrain até 15% mais econômico
O modelo da Chevrolet estreia como a mais nova referência tecnológica do segmento dos SUVs urbanos. O motor 1.4 turbo Flex com injeção direta de combustível entrega performance e alta eficiência energética. São até 153 cv de potência e 24,4 kgfm de torque, sendo 90% dessa força disponível a apenas 1.500 rpm.
O propulsor trabalha em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades de última geração, que ganhou nova relação de marchas, exclusiva para o modelo.
Esse novo conjunto mecânico deixou o Tracker mais ágil em retomadas de velocidades, ultrapassagens e acelerações. Arrancadas de 0 a 100 km/, por exemplo, agora são feitas em 9,4 segundos – exatamente 2s mais rápido que o modelo anterior. A velocidade máxima agora é de 198 km/h.
O time de engenharia da Chevrolet trabalhou ainda em um novo acerto de suspensão para o Tracker, que deixou o SUV mais confortável no dia a dia e mais firme em altas velocidades, proporcionando também maior sensação de segurança, muito por conta da menor rolagem da carroceria em curvas.
A mudança no sistema envolveu amortecedores, molas e balanço. Os parâmetros são particulares do mercado brasileiro e foram baseados nas condições de pavimentação e nas preferências do consumidor local.
Referência em design e conectividade
O Novo Tracker diferencia-se externamente por conta das mudanças visuais promovidas na parte dianteira e traseira, além das rodas de 18 polegadas remodeladas que ressaltam a robustez do produto.
A cabine está 11% mais silenciosa e elegante, com destaque para o
novo painel. O quadro de instrumentos, por exemplo, passa a seguir o
estilo dos modelos mais sofisticados da marca, o que inclui um completo
computador de bordo que informa até a vida útil do óleo em percentual.
O Novo Tracker também está mais equipado e tecnológico. Destaque para seu sistema de conectividade total único no segmento que soma o multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay à tecnologia OnStar. Por meio dela, pode-se comandar diversas funções do veículo por meio do smartphone, ter acesso a serviços de segurança, concierge, emergência e navegação. O modelo já oferece o Diagnóstico Avançado, que permite ao usuário fazer um check-up dos principais sistemas do veículo de maneira remota.
“Em relação à conectividade e performance, principalmente, dois quesitos muito valorizados pelo consumidor que usa o carro cotidianamente na cidade, o Novo Tracker leva vantagem ante concorrentes de mesma faixa de preço”, destaca Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.
SUV da Chevrolet está mais sofisticado>
Confira os principais equipamentos que cada uma delas oferece:
LT – Airbag duplo; cinto de segurança de
três pontos em todos os assentos; sistema isofix para fixação de
cadeirinhas infantis; luz de condução diurna, de milha e de neblina;
freios ABS com EBD; grade do para-choque e maçanetas internas cromadas;
rack de teto; rodas de alumínio aro 16; ar-condicionado; volante
multifuncional com assistência elétrica progressiva; coluna de direção
com ajuste de altura e profundidade; porta-óculos no teto; computador de
bordo; controlador de velocidade de cruzeiro; retrovisores elétricos;
travas e vidros elétricos com controle remoto pela chave; sistema
Stop/Start; bancos de tecido com porta-revista e ajuste de altura para o
motorista; conjunto de seis falantes com tweeters; multimídia MyLink
com Android Auto e Apple CarPlay; OnStar com pacote Exclusive
(Concierge, Segurança, Emergência, App, Diagnóstico, Navegação).
LTZ – Os itens da LT mais retrovisores
laterais com aquecimento e alerta de ponto cego; câmera de ré com alerta
de movimentação traseira; sensor de estacionamento; faróis e lanternas
com LED; acabamento externo cromado do friso das janelas, maçanetas das
portas e da tampa do porta-malas; teto solar elétrico; rodas de alumínio
aro 18; chave eletrônica com sensor de presença (keyless); computador
de bordo com opção de mostrador digital da velocidade; descansa-braço
para o motorista e passageiros traseiros; bancos e volante com
revestimento premium; banco do motorista com ajuste elétrico lombar;
banco do carona rebatível e com porta-objeto na parte de baixo. O único
opcional é o conjunto de airbags laterais e de cortina.
O alerta de ponto cego auxilia o motorista em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença ou da aproximação de um outro veículo em tráfego lateral. Já o alerta de movimentação traseira ajuda nas manobras de marcha a ré, como nas de saída de garagem, quando a visibilidade é limitada. Sensores são capazes de detectar a aproximação de veículos vindos na perpendicular e avisar instantaneamente o condutor.
OnStar com Diagnóstico Avançado
O Novo Tracker agrega o Diagnóstico Avançado, função que informa por meio do aplicativo OnStar para smartphone ou do portal web se há alguma anormalidade com os principais sistemas do veículo.
Essa função complementa os serviços já oferecidos pelo OnStar no país, como os de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e navegação. A tecnologia é exclusiva da marca Chevrolet no Brasil.
Com o Diagnóstico Avançado OnStar, o usuário pode consultar a situação dos seguintes sistemas:
- Motor e transmissão
- Airbag
- Freios ABS
- Emissões
- OnStar
“Em casos extremos, o usuário pode ser convidado a levar imediatamente o veículo à oficina para evitar consequências de proporções mais graves e onerosas. O Diagnóstico Avançado OnStar proporciona segurança, comodidade e tranquilidade para ao cliente Chevrolet”, explica André Nishimura, gerente de operações do OnStar.
Outra comodidade é que, pressionando o botão da esquerda do OnStar, o usuário consegue acionar, por comando de voz, serviços como os alertas de velocidade, movimento e o de valet, chamar o serviço de assistência mecânica ou ainda iniciar a navegação de algum destino cadastrado no aplicativo.
A comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema “hands-free” do carro. Portanto, o cliente não precisa utilizar seu celular para falar com a central.
Isso acontece porque os sensores espalhados pela carroceria são capazes de detectar situações de anormalidade e alertam o Centro de Atendimento. Profissionais capacitados então fazem a análise da situação e solicitam, se necessário, o auxílio das autoridades competentes ou mesmo contatar serviços públicos de emergência em casos de acidentes ou necessidade médica.
O OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas.
Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.
O aplicativo é compatível com os sistemas Android e IOS e pode ser baixado na Play Store e na Apple Store.
No Novo Tracker, a Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar plano Exclusive – com todas as funções disponíveis, sendo que o cliente poderá desfrutar dos serviços por um período de experiência determinado. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.
Fonte: Press releases Imprensa Chevrolet
Assinar:
Postagens (Atom)