quarta-feira, 12 de abril de 2017

Chegou a hora de trocar o Tracker 1.8 LTZ 2015


Após 2 anos e meio de uso e 23.800km rodados, chegou a hora de trocar o Tracker 1.8 LTZ 2015.
O carro está perfeito! Sem nenhum barulho interno.O Tracker se mostrou um carro sólido, confiável e com um padrão de qualidade acima dos SUVs compactos de fabricação nacional.

Este foi o meu primeiro carro da Chevrolet. Fiquei muito satisfeito com a aquisição. Também foi meu primeiro carro importado e meu primeiro carro que durante o tempo que possui foi a concessionária somente fazer as revisões sem apresentar nenhum problema.

A categoria dos SUVs compactos realmente me conquistou e acho difícil sair dela. O mercado de SUVs compactos agora está cheio de novidades e abaixo eu descrevo minha opinião sobre as principais opções.

Honda HR-V: O campeão de vendas. Um ótimo carro, com mecânica confiável e o conhecido padrão Honda, com bom espaço interno e o maior porta-malas da categoria. Mas porta-malas grande para mim é um item indiferente. O HR-V não me cativou. Não curti algumas coisas como o câmbio CVT, a estranha solução adotada pela Honda para colocar as maçanetas das portas traseiras e também a frente do carro que não me passa a impressão de ser um SUV compacto.

Jeep Renegade: O vice-campeão de vendas. O melhor padrão de acabamento da categoria. Mas infelizmente o motor 1.8 de origem Fiat é foco de muita reclamação sobre desempenho fraco e consumo elevado. O que me fez desistir da compra, além dos itens que citei acima, foi o design do Renegade. Não gosto dessa linha de design retrô. Não consigo comprar um carro e ao olhar para ele na garagem não me agradar do design. A frente do Renegade é feia. A Jeep deveria ter se inspirado na frente do novo Compass. Espero que na reestilização o design melhore.

Hyundai Creta: Está sendo apontado em todos os comparativos como o mais beberrão dos SUVs compactos. Já a versão 1.6 tem um desempenho abaixo do esperado. Mas o que me fez desistir da aquisição foi o design. Não gostei da traseira com a placa colocada muito abaixo da posição tradicional. Isso deu a impressão de traseira caída. Já a frente, me faz lembrar muito uma mistura do Lifan X60 e Nissan Kicks, dois carros que considero feios.

Nissan Kicks: não curti o design. Na minha opinião ele está sendo colocado na categoria errada. Não parece um SUV compacto. O porte lembra uma station wagon. Além de achar o design feio, também não gostei do fraco acabamento interno e da montagem muito ruim da tampa do porta-malas deixando vãos enormes entre as peças. O motor 1.6 também é alvo de críticas quanto ao desempenho.

Ford EcoSport: prestes a receber uma reestilização e com opção apenas de câmbio automatizado, o EcoSport foi descartado. Infelizmente a Ford ainda insiste no arcaio estepe pendurado da tampa do porta-malas. Tem o menor porte entre os SUVs compactos e o acabamento é fraco para o preço cobrado pela versão Titanium PowerShift

Chevrolet Tracker Turbo: Essa foi minha escolha. Gostei demais do Tracker 1.8 aspirado. Foram dois anos de meio de uso e parece que ele saiu da loja hoje. Totalmente sem barulhos, suspensão perfeita que filtra as imperfeições do solo, muito gostoso de dirigir, montagem muito boa e uma qualidade que faz ele ir a concessionária somente para as revisões. Em time que está ganhando não se mexe! O novo modelo vai trazer muita comodidade pois tem as seguintes novidades: Motor 1.4 turbo com 153cv e torque de 24,5kgfm; Direção elétrica progressiva; Sistema stop/start; MyLink com integração ao Apple CarPlay e AndroidAuto; OnStar; Alerta de movimentação traseira; Alerta de ponto cego; Faróis do tipo projetor; Luz de condução diurna; Luz de posição em Led; Lanternas em Led; Aceso ao carro por sensor de presença; Partida sem chave; Espelhos retrovisores com aquecimento; Teto solar elétrico e os demais itens da ficha técnica que já existiam no Tracker 2014 a 201 como sensor de estacionamento, câmera de ré e bancos revestidos em couro.

Não tenho dúvidas que fiz a melhor escolha. O novo Tracker Turbo é lindo e ficou ainda mais gostoso de dirigir!





quarta-feira, 22 de março de 2017

Novo Tracker inova o segmento que mais cresce no país


Pioneira no segmento dos utilitários esportivos, a Chevrolet inova mais uma vez. A marca traz para o mercado brasileiro o Novo Tracker, o primeiro SUV urbano compacto equipado com motor turbo Flex, transmissão automática e sistema de conectividade total.


O Novo Tracker caracteriza-se pelas mudanças visuais e de acabamento que deixam o modelo mais elegante e sofisticado. Além disso, o modelo passa a oferecer itens adicionais de segurança e comodidade, alguns deles incomuns na categoria. Destaque para o alerta de ponto cego, para a câmera de ré com alerta de movimentação traseira e para o sistema de partida da ignição por botão.


Outra novidade relevante é a adoção da direção elétrica progressiva e de uma nova calibragem para a suspensão, exclusiva para o mercado brasileiro. Ela é mais firme e ao mesmo tempo mais confortável para garantir um comportamento dinâmico referencial tanto no uso urbano como no rodoviário.


“O segmento dos utilitários esportivos compactos é o que mais cresce no país, e o Novo Tracker conta com diferenciais competitivos relevantes para continuar conquistando ainda mais consumidores e ajudar a reforçar a liderança da marca Chevrolet no mercado brasileiro”, destaca Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil.


O Novo Tracker é ofertado em duas versões de acabamento: LT e LTZ, sempre com o motor turbo Flex de até 153 cavalos, transmissão automática de seis marchas, sistema Stop/Start, telemática OnStar, multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay, entre outros itens de conforto e conveniência.


São cinco opções de cores: Branco Summit, Preto Ouro Negro, Prata Switchblade e as inéditas Vermelho Baroque e Cinza Graphite. A garantia do veículo é de três anos.

Powertrain até 15% mais econômico

O modelo da Chevrolet estreia como a mais nova referência tecnológica do segmento dos SUVs urbanos. O motor 1.4 turbo Flex com injeção direta de combustível entrega performance e alta eficiência energética. São até 153 cv de potência e 24,4 kgfm de torque, sendo 90% dessa força disponível a apenas 1.500 rpm.


O propulsor trabalha em conjunto com a transmissão automática de seis velocidades de última geração, que ganhou nova relação de marchas, exclusiva para o modelo.
Esse novo conjunto mecânico deixou o Tracker mais ágil em retomadas de velocidades, ultrapassagens e acelerações. Arrancadas de 0 a 100 km/, por exemplo, agora são feitas em 9,4 segundos – exatamente 2s mais rápido que o modelo anterior. A velocidade máxima agora é de 198 km/h.


Além disso, o carro ganhou o sistema Stop/Start, que desliga o motor temporariamente em pardas, ficando até 15% mais econômico. Recebeu nota máxima em eficiência energética pela etiquetagem veicular do Inmetro. As médias com gasolina são de 11,7 km/l na estrada e de 10,6 km/l na cidade, enquanto que com etanol são de 8,2 km/l e 7,3 km/l, respectivamente.

O time de engenharia da Chevrolet trabalhou ainda em um novo acerto de suspensão para o Tracker, que deixou o SUV mais confortável no dia a dia e mais firme em altas velocidades, proporcionando também maior sensação de segurança, muito por conta da menor rolagem da carroceria em curvas.

A mudança no sistema envolveu amortecedores, molas e balanço. Os parâmetros são particulares do mercado brasileiro e foram baseados nas condições de pavimentação e nas preferências do consumidor local.

Referência em design e conectividade

O Novo Tracker diferencia-se externamente por conta das mudanças visuais promovidas na parte dianteira e traseira, além das rodas de 18 polegadas remodeladas que ressaltam a robustez do produto.

Capô, faróis, grade, para-choque e os para-lamas posteriores foram completamente redesenhados para proporcionar uma aparência mais contemporânea ao SUV compacto da Chevrolet. Na parte de traz, as alterações ficam por conta das novas lanternas, com opção de iluminação com LED, e do para-choque reestilizado.


A cabine está 11% mais silenciosa e elegante, com destaque para o novo painel. O quadro de instrumentos, por exemplo, passa a seguir o estilo dos modelos mais sofisticados da marca, o que inclui um completo computador de bordo que informa até a vida útil do óleo em percentual.

O Novo Tracker também está mais equipado e tecnológico. Destaque para seu sistema de conectividade total único no segmento que soma o multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay à tecnologia OnStar. Por meio dela, pode-se comandar diversas funções do veículo por meio do smartphone, ter acesso a serviços de segurança, concierge, emergência e navegação. O modelo já oferece o Diagnóstico Avançado, que permite ao usuário fazer um check-up dos principais sistemas do veículo de maneira remota.


“Em relação à conectividade e performance, principalmente, dois quesitos muito valorizados pelo consumidor que usa o carro cotidianamente na cidade, o Novo Tracker leva vantagem ante concorrentes de mesma faixa de preço”, destaca Hermann Mahnke, diretor de Marketing da Chevrolet.

SUV da Chevrolet está mais sofisticado>


O Novo Tracker é ofertado em duas opções de acabamento, LT e LTZ, sempre equipadas com motor turbo e transmissão automática AT6 com a função Active Select, que permite trocas no modo manual.

Confira os principais equipamentos que cada uma delas oferece:
LT – Airbag duplo; cinto de segurança de três pontos em todos os assentos; sistema isofix para fixação de cadeirinhas infantis; luz de condução diurna, de milha e de neblina; freios ABS com EBD; grade do para-choque e maçanetas internas cromadas; rack de teto; rodas de alumínio aro 16; ar-condicionado; volante multifuncional com assistência elétrica progressiva; coluna de direção com ajuste de altura e profundidade; porta-óculos no teto; computador de bordo; controlador de velocidade de cruzeiro; retrovisores elétricos; travas e vidros elétricos com controle remoto pela chave; sistema Stop/Start; bancos de tecido com porta-revista e ajuste de altura para o motorista; conjunto de seis falantes com tweeters; multimídia MyLink com Android Auto e Apple CarPlay; OnStar com pacote Exclusive (Concierge, Segurança, Emergência, App, Diagnóstico, Navegação).

LTZ – Os itens da LT mais retrovisores laterais com aquecimento e alerta de ponto cego; câmera de ré com alerta de movimentação traseira; sensor de estacionamento; faróis e lanternas com LED; acabamento externo cromado do friso das janelas, maçanetas das portas e da tampa do porta-malas; teto solar elétrico; rodas de alumínio aro 18; chave eletrônica com sensor de presença (keyless); computador de bordo com opção de mostrador digital da velocidade; descansa-braço para o motorista e passageiros traseiros; bancos e volante com revestimento premium; banco do motorista com ajuste elétrico lombar; banco do carona rebatível e com porta-objeto na parte de baixo. O único opcional é o conjunto de airbags laterais e de cortina.


Entre os itens inéditos de segurança do Novo Tracker, dois deles são comuns ao da Nova Trailblazer, utilitário esportivo de alto luxo da Chevrolet no Brasil: o alerta de ponto cego e a câmera de ré com alerta de movimentação traseira, muito úteis no uso urbano.

O alerta de ponto cego auxilia o motorista em mudanças de faixa. Uma luz acende no retrovisor externo atentando da presença ou da aproximação de um outro veículo em tráfego lateral. Já o alerta de movimentação traseira ajuda nas manobras de marcha a ré, como nas de saída de garagem, quando a visibilidade é limitada. Sensores são capazes de detectar a aproximação de veículos vindos na perpendicular e avisar instantaneamente o condutor.


OnStar com Diagnóstico Avançado

O Novo Tracker agrega o Diagnóstico Avançado, função que informa por meio do aplicativo OnStar para smartphone ou do portal web se há alguma anormalidade com os principais sistemas do veículo.
Essa função complementa os serviços já oferecidos pelo OnStar no país, como os de emergência, segurança, proteção patrimonial, concierge e navegação. A tecnologia é exclusiva da marca Chevrolet no Brasil.
Com o Diagnóstico Avançado OnStar, o usuário pode consultar a situação dos seguintes sistemas:
  • Motor e transmissão
  • Airbag
  • Freios ABS
  • Emissões
  • OnStar

O Diagnóstico Avançado OnStar realiza um check-up básico do veículo com um simples toque de botão. Quando detectada qualquer anomalia, uma mensagem é enviada para o smartphone do usuário. O cliente poderá entrar em contato com o Centro de Atendimento OnStar para mais informações ou agendar os serviços na Concessionária diretamente pelo App ou pelo portal web.
“Em casos extremos, o usuário pode ser convidado a levar imediatamente o veículo à oficina para evitar consequências de proporções mais graves e onerosas. O Diagnóstico Avançado OnStar proporciona segurança, comodidade e tranquilidade para ao cliente Chevrolet”, explica André Nishimura, gerente de operações do OnStar.


Exclusividade da marca Chevrolet no país, o OnStar é um sistema de telemática avançado que oferece ao motorista mais de 20 serviços de emergência, segurança, navegação, diagnóstico, concierge e conectividade em um patamar jamais visto no mercado automotivo nacional.
Outra comodidade é que, pressionando o botão da esquerda do OnStar, o usuário consegue acionar, por comando de voz, serviços como os alertas de velocidade, movimento e o de valet, chamar o serviço de assistência mecânica ou ainda iniciar a navegação de algum destino cadastrado no aplicativo.


Pressionando o botão azul do OnStar, o motorista é conectado a uma central com atendimento humano que oferece serviços como pesquisas rápidas na internet e reservas de restaurantes, hotéis, salão de beleza, consultas médicas, entre outros. Pode-se igualmente acionar o botão vermelho de emergência para solicitar assistência mecânica, elétrica ou médica em casos de necessidade.
A comunicação entre os ocupantes e o atendente do Centro de Atendimento ocorre por meio de uma linha celular exclusiva do veículo, que transmite a conversa pelos autofalantes e microfones do sistema “hands-free” do carro. Portanto, o cliente não precisa utilizar seu celular para falar com a central.


O OnStar também avisa quando o automóvel está sendo furtado ou envolveu-se em um acidente que resultou na deflagração dos airbags.

Isso acontece porque os sensores espalhados pela carroceria são capazes de detectar situações de anormalidade e alertam o Centro de Atendimento. Profissionais capacitados então fazem a análise da situação e solicitam, se necessário, o auxílio das autoridades competentes ou mesmo contatar serviços públicos de emergência em casos de acidentes ou necessidade médica.
O OnStar também permite que o usuário comande funções do veículo por meio de um aplicativo para smartphone, como o travamento das portas.


Pelo app ainda é possível programar para receber notificações quando o veículo inicia uma nova movimentação, saber qual é a sua localização atual e ainda pedir para ser avisado quando o velocímetro ultrapassar o limite de velocidade predeterminado – recursos úteis principalmente quando o automóvel é cedido a terceiros.
O aplicativo é compatível com os sistemas Android e IOS e pode ser baixado na Play Store e na Apple Store.

No Novo Tracker, a Chevrolet oferece como cortesia o serviço OnStar plano Exclusive – com todas as funções disponíveis, sendo que o cliente poderá desfrutar dos serviços por um período de experiência determinado. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.

Fonte: Press releases Imprensa Chevrolet



Ficha Técnica Tracker 2017 Turbo 1.4 16V



MOTORIZAÇÃO
Tipo Transversal Frontal Bi-combustível
Numero de cilindros 4 em linha
Válvulas, total DOHC, 16 válvulas (4 válvulas por cilindro)
Taxa de compressão 10.0:1
Injeção eletrônica de combustível DI (Injeção Direta)
Potência Máxima Líquida (ABNT NBR 5484/ISO 1585) Gasolina: 150 cv (110,3 kW / 148 hp) a  5600 rpm
Etanol: 153 cv (112,5 kW / 151 hp) a 5200 rpm
Torque Máximo Líquido (ABNT NBR 5484/ISSO 1585) Gasolina: 24,0 kgm (235 Nm) a 2100 rpm
Etanol: 24,5 kgm (240 Nm) a 2000 rpm

TRANSMISSÃO
Tipo Transmissão Automática de 6 velocidades
Tipo Tração Tração dianteira

FREIOS
Sistema Sistema de freios anti-blocantes (ABS)
Dianteiros A disco ventilado
Traseiros A tambor



SUSPENSÕES
Dianteira Tipo McPherson, com barra estabilizadora, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Traseira Semi-independente com eixo de torsão, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás.



DIMENSÕES
Comprimento Total (mm) 4.258
Largura - carroceria (mm) 1.776
Largura Total - espelho a espelho (mm) 2.035
Altura em ordem de marcha (mm) 1.678
Distância entre eixos (mm) 2.555

CAPACIDADES
Tanque de combustível (litros) 53
Porta-malas (litros) 306 (normal) ; 735 (com banco traseiro rebatido)
DIREÇÃO
Tipo Elétrica Progressiva (EPS)

RODAS E PNEUS
Rodas 18 x 7 - Alumínio
Pneus
Estepe
P215/55R18 94H
T12570R16


INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
Peso em ordem de marcha (Kg) 1,413
Carga útil, com 5 passageiros mais bagagem (Kg) 416



Fonte: Press releases Imprensa Chevrolet
 
Download do manual do Chevrolet Tracker Turbo 2017

Download do manual do Chevrolet Tracker Turbo 2018


quarta-feira, 8 de março de 2017

Martelinho de ouro no Tracker



Mais um serviço de Martelinho de Ouro foi executado no meu Tracker. Ao estacionar no shopping, mesmo tendo todo o cuidado de colocar o carro em um lugar distante, quando voltei tinha um carro ao lado. Vi que o carro estava estacionado muito próximo e quase não dava para abrir a porta.

Nessa hora eu deveria ter olhado se a pessoa do outro carro tinha provocado algum dano no meu. Mas não tive este cuidado e só percebi no dia seguinte na garagem de casa.


Não entendo como uma pessoa é capaz de abrir a porta do carro e provocar um dano tão grande assim. Só pode ser de propósito!

Mas o excelente serviço de Martelinho de Ouro do meu amigo Roberto retirou completamente a mossa sem deixar nenhuma imperfeição.


Durante o serviço de retirada na mossa foi necessário retirar o painel da porta e nessa hora eu vi o cuidado que a Chevrolet teve com o isolamento acústico do Tracker. Além daquela proteção plástica colada na chapa da porta que é comum em todos os carros, existe uma segunda proteção colada no painel de plástico. Essa proteção é de tecido duplo com espuma por dentro. 

Ponto para a Chevrolet!



Agora terei cuidado redobrado ao estacionar o carro em shoppings e supermercados.



terça-feira, 29 de novembro de 2016

Troca da bateria do Chevrolet Tracker


A bateria do meu Chevrolet Tracker chegou ao fim com 2 anos e 1 mês de uso e 21.000km rodados.
 
No domingo (27/11/2016) pela manhã, ao dar partida no Tracker, notei que ele demorou a pegar. Estranhei, mas sai com ele normalmente e fui fazer umas compras no supermercado. Após as compras saí do estacionamento e o carro deu partida normalmente. Cheguei em casa, deixei as compras e saí para a praia com o carro que deu partida normal. Ao chegar na praia estacionei e alguns minutos depois fui colocar o carro em outra vaga, mas ele não conseguiu dar partida. 

As luzes do painel acendiam bem fracas e fazia um barulho da partida bem fraco. O MyLink, a luz do teto e o alarme estavam funcionando normalmente.

 
Peguei o telefone e liguei para a seguradora que enviou um socorro em 40 minutos. Ele pegou um amperímetro para medir a carga da bateria. Estava com 12 volts, mas ao tentar dar partida a carga caía para 9 volts, que segundo ele não é suficiente para dar partida no carro. Teria que medir pelo menos 10 volts no momento da partida.

Durante os testes eu consegui dar partida no carro. Mas como ainda iria ficar na praia até mais tarde, aceitei que o prestador de serviço da seguradora solicitasse que um funcionário trouxesse uma bateria nova para fazer a substituição. Preferi trocar logo e não correr o risco de ficar sem bateria em um lugar e horário inadequados.

 

Em 20 minutos o rapaz chegou com a bateria nova de 60 amperes da marca Conectiva. Não conhecia essa marca, mas ele falou que é uma boa bateria e tem 18 meses de garantia. Custou 309 reais e de fato vi no certificado que a garantia é de 18 meses e vi também que a loja de autopeças que vendeu a bateria fica a 500m da minha casa. Qualquer problema vai ser fácil resolver.

 
Interessante que as baterias dos meus carros nunca completam 2 anos de uso. Essa foi a única que conseguiu essa marca. A bateria do  meu carro anterior quase completou 2 anos, e teve um outro que com pouco mais de 1 ano também foi preciso trocar.

Não sei se isso tem a ver com o fato de fazer pequenos trajetos diários de apenas 2km de casa para o trabalho, pois o meu pai tem um Tracker com 3 anos e 1 mês de uso e ainda está com a bateria original. Mas os trajetos diários que ele faz são de mais de 10 km.


Agora está tudo tranquilo! Abaixo mostro fotos do compartimento vazio e da nova bateria.






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