domingo, 17 de abril de 2016

Troca de óleo do Tracker (15.000km ou 18 meses)


Ontem levei meu Chevrolet Tracker na concessionária Boa Terra Veículos de Maceió para fazer a troca de óleo.

As revisões do Tracker são a cada 12 meses ou 10.000km (o que ocorrer primeiro). No entanto, no capítulo 11-3 no Manual do Proprietário existe uma recomendação para fazer uma troca de óleo entre as revisões anuais, com intervalos de 5.000km ou 6 meses se o seu carro for submetido a condições de uso severo, como por exemplo:

- Quando a maioria dos percursos exige marcha lenta durante muito tempo ou funcionamento contínuo em condições de rotação baixa frequentes (como no "anda e para" do tráfego urbano denso).
- Quando a maioria dos percursos não passa de 6 km (trajeto curto) com o motor pouco aquecido.
- Operação frequente em estradas de terra e de areia.
- Operação frequente como trailer ou puxando reboque.
- Usado como táxi, veículo policial ou atividade similar.
- Quando o veículo permanece, com frequência, parado por mais de dois dias.


Na minha rotina diária eu percorro apenas 2km da minha casa até o trabalho, portanto as recomendações do primeiro e segundo itens se encaixam no meu perfil de utilização do carro. Por isso optei pela troca de óleo a cada 5.000km, ou seja, entre cada revisão anual farei uma troca de óleo. Essa troca é opcional e não é obrigatório fazer na concessionária.


Na troca de óleo são consumidos 4,5 litros de óleo ACDelco SAE 5W-30 API SN. Se optar por trocar também o filtro e óleo serão consumidos 4,8 litros de óleo.
Os serviços executados aos 15.074km foram:
- Troca do óleo do motor;
- Verificação de alguns itens.

Duração do serviço: 30 minutos.
Valor dos serviços: R$215,00
Valor pago à vista: R$200,00




Um fato curioso é que há um ano, em abril de 2015, quando meu Tracker tinha 5.000km rodados eu fiz a troca de óleo e do filtro e paguei R$280,00.
Este ano liguei para a concessionária que sempre faço as revisões e fica a 2km da minha casa, e o valor da troca de óleo custava R$320,00.
Por curiosidade resolvi ligar para outra concessionária, que fica 9km distante da minha casa. Para minha surpresa a troca de óleo e do filtro custava lá R$270,00 (mais barato que o valor que paguei há um ano!) e ainda tem desconto para pagamento à vista.


Olhando o manual do carro vi que nessa troca de óleo entre as revisões não é necessário trocar o filtro de óleo. No entanto as concessionárias já incluem o filtro de óleo no chamado "Kit troca de óleo". Perguntei quanto custaria apenas a troca de óleo sem o filtro, já que o manual do Tracker deixa bem claro que o filtro de óleo deve ser trocado anualmente ou a cada 10.000km. O consultor falou que custaria R$215,00 e para pagamento à vista R$200,00.

Vejam abaixo as páginas do manual do Tracker explicando detalhadamente que nas trocas de óleo feitas entre as revisões anuais não é necessário trocar o filtro de óleo.


Consegui baixar o valor da troca de óleo de R$320,00 para R$200,00. Uma diferença bastante significativa. Portanto, fiquem atentos aos valores cobrados pelas concessionárias e também ao que está escrito no manual do carro. Sigam rigorosamente tudo que está escrito lá!

Meu Tracker está com 17 meses de uso e 15.074km rodados. Não tenho absolutamente nada a reclamar. Estou muito satisfeito com o carro. A Chevrolet está de parabéns. O carro tem uma construção sólida, o isolamento acústico é muito bom, a suspensão fantástica filtra muito bem as imperfeições do solo, até hoje não tem um único barulho interno e acima de tudo é um carro muito gostoso de dirigir e que transmite muita robustez e segurança.




terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Primeiro rodízio dos pneus do Chevrolet Tracker


Com um pouco de atraso levei meu Chevrolet Tracker na Mangabeiras Veículos para fazer o primeiro rodízio dos pneus, aos 12.599 km rodados e 14 meses de utilização. O ideal seria fazer o rodízio aos 12.000 km conforme orienta o manual do proprietário, mas infelizmente compromissos me impediram de fazer antes. No entanto, creio que é perfeitamente aceitável uma tolerância de até 1.000 km.

Fazer o rodízio dos pneus a cada 12.000 km rodados permite que o desgaste dos pneus ocorra de maneira uniforme, equilibrando o desempenho em termos de dirigibilidade e frenagem.


O manual do veículo orienta fazer o rodízio dos pneus conforme ilustração acima, onde os pneus dianteiros passam para trás e os traseiros para a frente de forma cruzada. No entanto, o mecânico não cruzou os pneus traseiros. Eu perguntei porque ele não fez da forma que está no manual e ele disse que somente no próximo rodízio é que será feito de forma cruzada. Ou seja, o rodízio dos 12.000 km é feito da forma tradicional, nos 24.000 km da forma que está na ilustração acima e nos 36.000 km novamente da forma tradicional, ocorrendo uma alternância entre as formas de rodízio. Como a orientação foi passada por um mecânico treinado pela Chevrolet, aceitei a orientação dele.

Não sei se isso está correto, mas da forma adotada pelo mecânico um par de pneus nunca vai mudar de lado. Já o outro (o que estava na dianteira) vai mudar de lado sempre que voltar para a posição original (a dianteira do carro). Exemplo: neste rodízio os pneus dianteiros passaram para a traseira e os traseiros passaram para a dianteira de forma linear. No próximo rodízio, aos 24.000 km, os pneus que estão na dianteira irão voltar para a sua posição original de forma linear, já os pneus traseiros irão voltar para a sua posição original (na dianteira) de forma cruzada.


Também fiz o alinhamento e balanceamento das rodas, apesar do carro está muito bem ajustado, sem vibrações no volante e sem puxar para nenhum lado, mesmo assim optei por fazer o balanceamento e alinhamento, pois eu queria me certificar que estava tudo certo.

Todos os pneus foram devidamente calibrados com 35 libras. Este detalhe é de extrema importância para garantir segurança na hora de dirigir, reduzir o consumo de combustível e fazer o pneu ter um desgaste uniforme.

Faço a calibragem dos pneus a cada 15 dias. Aproveito quando vou ao posto abastecer e verifico a calibragem dos pneus. Um detalhe muito importante é que a calibragem deve ser feita com os pneus frios para garantir maior precisão.


No balanceamento das rodas a variação foi mínima. Segundo o mecânico o ajuste estava praticamente como veio de fábrica. No alinhamento foi preciso fazer uma pequena correção de ângulo do volante, provavelmente devido a uma forte pancada que a roda dianteira esquerda sofreu ao passar por um buraco na última viagem que fiz. Felizmente não houve nenhum dano ao pneu nem a roda.

Fiz o alinhamento em 3D. Achei muito interessante, prático e rápido. Em praticamente 10 minutos o alinhamento é feito.



Serviços efetuados na Mangabeiras Veículos em 09/01/2016 aos 12.599km rodados:
- Rodízio dos pneus;
- Balanceamento das rodas;
- Alinhamento em 3D.

Duração: 50 minutos.
Valor pago: R$160,00

Uma observação que merece destaque e mais uma vez reforça a excelente qualidade do Tracker. Quando o mecânico removeu as rodas eu fiquei impressionado com o estado do cubo da roda. Esperava encontrar um pouco de ferrugem, até porque eu moro no litoral, diariamente meu percurso para o trabalho é pela orla e o carro fica estacionado a 200m da praia. No entanto, o cubo da roda está novinho e sem sinais de ferrugem.
Parabéns a Chevrolet do México pela utilização de materiais de excelente qualidade.






sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Viagem com o Tracker no feriadão de Ano Novo


No feriadão de Ano Novo fiz a segunda viagem longa com o meu Chevrolet Tracker LTZ.
Foram 415km de Maceió até Mamanguape/PB e mais 50km até a praia da Baía da Traição.

Enchi o tanque com gasolina comum, calibrei os quatro pneus com 36 libras e às 4:30h da manhã segui viagem com mais duas pessoas a bordo e porta-malas cheio. Coloquei um pendrive de 16GB com vários clipes de vídeos e conectei via bluetooth o navegador GPS Waze ao MyLink traçando uma rota até o destino com previsão de chegada às 10:10h. Tudo pronto!

Seguimos pela BR 101 que ainda não está completamente duplicada em Alagoas, mas nos estados de Pernambuco e Paraíba já está totalmente duplicada, o que proporcionou uma viagem bastante tranquila.

O grande destaque do Tracker na estrada é o conforto, o isolamento acústico e a estabilidade que torna o carro muito gostoso de dirigir. Nas curvas, mesmo em alta velocidade, o carro "agarra" no asfalto demonstrando uma incrível estabilidade e em nenhum momento inclina ou tenta invadir outra faixa. Os largos pneus Continental aro 18" certamente contribuem muito para essa estabilidade.

O motor Ecotec 1.8 de 144 cavalos e duplo comando de válvulas continuamente variável proporciona ultrapassagens tranquilas. O câmbio automático de seis marchas é muito bom, pois identifica quando o veículo está em subida mantendo uma marcha mais reduzida e mais torque, o que resulta em mais força para ultrapassagens e mais controle do veículo. Na descida a transmissão reduz as marchas automaticamente. Isso é muito legal, pois o carro não desce "solto" e aumenta a sensação de controle do veículo.


Na primeira viagem que fiz para este mesmo lugar o carro estava com apenas 1.000km rodados. O consumo registrado com gasolina comum foi de 12,5km/l. Agora, após um ano de uso e com 11.969km rodados do consumo foi de exatos 13,0km/l com gasolina comum.

Um fato que me surpreendeu foi que chegamos ao destino exatamente o horário previsto pelo Waze. Pontualmente às 10:10h da manhã.

Na volta, novamente a viajem foi bastante tranquila. Saímos às 9:00h e chegamos em Maceió às 14:30h, pois praticamente não enfrentamos trânsito. Pouquíssimos carros na estrada.


Como lembrança fica a foto acima que fiz na praia da Baía da Traição nas primeiras horas do dia 01/01/2016 pulando as sete ondas para trazer muita sorte, saúde e paz!




segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Chevrolet lança nova versão para o Tracker


A Chevrolet está ampliando o leque de opções de acabamento para o Tracker no mercado brasileiro. A novidade é a versão LT, que chega para ser a mais acessível da gama.

O modelo traz o mesmo conjunto mecânico da versão topo de linha LTZ e um pacote de equipamentos exclusivo, que reúne os itens de conforto e conveniência mais valorizados pelos consumidores dos utilitários esportivos compactos, segmento que mais cresce no país.

Outra novidade da linha 2016 do Tracker é opção Roxo Plum Berry para a carroceria. Além desta, o veículo é oferecido nas cores Prata Champagne, Branco Summit, Preto Ouro Negro, Prata Switchblade e Cinza Cyber.


Completo

Externamente, o Tracker LT é caracterizado pelas rodas aro 16, além das maçanetas das portas pintadas na mesma cor da carroceria. O pacote criado exclusivamente para o mercado nacional inclui ainda faróis e lanterna de neblina e rack de teto.


Entre os itens de conforto e conveniência, destacam-se sistema multimídia com CD Player, computador de bordo, coluna de direção e banco do motorista com regulagem de altura e porta-óculos no console de teto.

Ar-condicionado, direção hidráulica e conjunto elétrico dos vidros, retrovisores e travas também fazem parte do pacote. O revestimento dos bancos é de tecido.

“Com a adição de uma versão mais acessível do Tracker, a Chevrolet passa a atender uma fatia mais ampla do mercado de utilitários esportivos compactos, que tem crescido de forma consistente”, justifica Samuel Russell, diretor de Marketing da Chevrolet.

O Tracker LT tem os mesmos atrativos dinâmicos da versão LTZ, como a elevada posição de dirigir, a boa altura em relação ao solo que permite transpor obstáculos, além de uma economia de combustível similar à de veículos médios.

O conjunto mecânico é idêntico ao da versão LTZ, com motor Ecotec 1.8 16V Flex de alta tecnologia e câmbio automático de seis velocidades.


Estilo

O Tracker tem um visual com linhas que transmitem robustez, fluidez e movimento. As caixas de rodas são bastante pronunciadas, reforçando o visual robusto. O spoiler traseiro integrado à carroceria ressalta a dinâmica do design e o excelente coeficiente de arrasto. Com 4.248 mm de comprimento, 1.776 mm de largura e 1.647 mm de altura, o Tracker oferece um excelente espaço interno.

Utilizando o rack de teto é possível expandir o volume a ser transportado com suporte de até 75kg.
O interior traz linhas modernas e espaço interno bastante definido, possibilitando um interior bem organizado com até oito configurações de assentos. O veículo oferece também grande disponibilidade de portas objetos, além de um porta-malas de até 735L com os bancos rebatidos. O banco traseiro oferece rebatimento 60/40. Ao se rebater o banco do passageiro dianteiro é possível acomodar objetos de até 2300 mm de comprimento.

Um porta luvas superior oferece fácil acesso ao motorista, além de possuir uma bandeja para acomodar o smartphone dentro daquele espaço. Há ainda uma entrada de áudio auxiliar.


Powertrain

A família de motores Ecotec reúne o que há de mais sofisticado em termos de engenharia e tecnologia. O cabeçote do motor conta com quatro válvulas por cilindro e duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape, e tuchos hidráulicos que compensam os desgastes dispensando a necessidade de ajustes para manutenção da performance do motor.


Para aumentar a oferta de torque o motor conta também com coletor de admissão variável, o que torna as respostas do SUV mais rápidas dentro da faixa de rotação do motor. O coletor “curto” é mais utilizado em altas rotações do motor, quando o veículo necessita de potência. Em baixas rotações, o coletor se torna “longo” privilegiando torque, mais força, saídas mais rápidas. Além disso, o sistema colabora para uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando elevado desempenho, economia e uma menor emissão de gases poluentes.

O motor Ecotec 1.8 Flex do Tracker vai além. Tem bielas forjadas, ao invés de fundidas, que garantem menor peso e muita durabilidade. Este mesmo processo de fabricação é utilizado para bielas de motores de carros de alto desempenho.


O cabeçote (feito de alumínio, assim como o cárter) e bloco contam com galerias internas para refrigeração especialmente desenhadas, de modo que a temperatura no cabeçote seja menor, permitindo um maior avanço da ignição, o que resulta em menor consumo de combustível e maior desempenho.

A bomba d’água é montada no bloco e não é acionada pela correia dentada (sistema primário), como em motores convencionais. Ela é movida pela correia de acessórios (sistema secundário), o que facilita na hora da manutenção, melhorando o acesso ao componente.

Com toda essa tecnologia, o Ecotec 1.8 do Tracker rende 144 cv quando abastecido com etanol e 140 cv com gasolina, ambas a 6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm já aparece com 3.800 rpm. Com gasolina, o torque máximo é de 17,8 kgfm, na mesma rotação. E, além dos bons números, vale ressaltar que 90% do torque já estão disponíveis com 2.200 rpm.


A transmissão automática de seis velocidades tem a opção de mudanças no modo manual seqüencial oferecendo uma opção de esportividade.

A transmissão se adapta ao estilo de condução do motorista, e comparando a velocidade da roda e do eixo de entrada da transmissão, ela identifica quando o veículo está em subida mantendo uma marcha mais reduzida e maior oferta de torque, o que resulta em mais força para ultrapassagens e controle do veículo.

O mesmo ocorre em uma descida, situação em que a transmissão reduz as marchas de forma a aumentar a sensação de controle do veículo, além de reduzir o desgaste dos freios, sem prejuízo ao consumo de combustível.


Segurança

A robustez de seu projeto estrutural faz do Tracker um dos mais seguros SUVs, com os freios ABS de quatro canais, com distribuição eletrônica da força de frenagem, e assistente de frenagem em caso de pânico, que reduz a distância para frenagem.

O Tracker utiliza arquitetura global com elevada rigidez estrutural, o que concede ao veículo muita estabilidade, segurança, e menores índices de ruído e vibração, tornando a condução muito confortável e que surpreende ao dirigir.

O modelo pode ser equipado com até seis airbags - sendo dois dianteiros, dois laterais e dois de cortina. Já itens como cintos de segurança de três pontos em todas as cinco posições de assento, sistemas de ancoragem ISOFIX para assentos para crianças são de série em todas as versões.


Fonte: Press releases Imprensa Chevrolet




domingo, 15 de novembro de 2015

Revisão de 12 meses ou 10.000km


Ontem (14/11/2015) levei meu Chevrolet Tracker LTZ, com 10.386 km rodados, para fazer a primeira revisão: 12 meses ou 10.000km. No dia 13 a tarde recebi um SMS da concessionária avisando a data e horário da revisão que foram previamente agendados.

No manual informa que para manter a garantia de 3 anos do veículo as revisões devem ser feitas obrigatoriamente nas concessionárias Chevrolet e obedecendo aos prazos estipulados, ou seja, a cada 12 meses ou 10.000km (o que acontecer primeiro).


Muita atenção quanto ao prazo das revisões, pois não é o dia que você recebeu o carro na concessionária e sim o dia que a nota fiscal de venda foi emitida. Eu recebi o carro dia 19/11/2014, no entanto, a nota fiscal foi emitida dia 30/10/2014. Portanto, pelo prazo de tempo a revisão de um ano deve ser feita a partir do dia 30/09/2015 (um mês antes do aniversário de um ano) até o dia 30/11/2015 (um mês depois do aniversário de um ano).


Se o seu carro rodar bastante e completar 10.000 km antes de um ano, a revisão deverá ser feita de acordo com a quilometragem percorrida e neste caso a primeira revisão de 10.000 km pode ser feita desde os 9.000 rodados até a quilometragem máxima de 11.000km rodados, sem risco de perda da garantia, conforme orientação constante no manual do Tracker reproduzida abaixo. 


Da mesma forma será revisão de 2 anos ou 20.000km poderá ser feita a partir do dia 30 de setembro de 2016 até o dia 30 de novembro de 2016. Mas se os 20.000km forem completados antes deste prazo, o cálculo será diferente. A revisão deverá ser feita a partir dos 19.000 km até os 21.000 km. São 1.000 km de tolerância para mais ou para menos.

Os serviços efetuados na revisão de 12 meses ou 10.000km foram:

- Troca do óleo do motor (são 5 litros: 4,5 litros no cárter e 0,3 litro no filtro. Sobram 200ml);
- Troca do filtro de óleo;
- Troca do filtro de combustível;
- Verificação itens.
Valor da revisão: R$440,00

A primeira revisão é bem simples e rápida. Durou aproximadamente uma hora.
 



Nestes 12 meses com o Tracker, meu primeiro carro da Chevrolet e também meu primeiro carro importado, senti uma qualidade superior a dos carros que possui anteriormente. O Tracker é um carro excelente!
Só vai na concessionária para fazer a revisão. Em um ano foram duas idas: uma para trocar o óleo aos 5.000km, pois percorro pequenos trechos diários o que é considerado uso severo e portanto optei por fazer a troca de óleo a cada 5.000 km, e a segunda ida foi esta para fazer a versão de 12 meses ou 10.000km. 


No carro anterior eu ia no mínimo duas vezes por mês resolver algum probleminha. Como sou perfeccionista, exijo que meu carro corresponda ao valor que paguei por ele. Atualmente não tem um único ponto para reclamar por mais insignificante que seja. Não tem desalinhamentos, não tem falhas de montagem e o acabamento é muito bom. Um carro sólido que transmite qualidade. 

Após um ano de uso não apresentou nenhum barulho interno e não tem absolutamente nada fora do lugar ou alguma coisa que esteja me irritando. Os pontos fortes do Tracker são o porte, o isolamento acústico, a suspensão acertada que filtra com eficiência as imperfeições do solo, a excelente estabilidade mas curvas, o motor e o câmbio que proporcionam um ótimo desempenho, o bom acabamento e a qualidade de montagem. Enfim, era exatamente isso que eu procurava em um SUV compacto.


 
 
Filtro de combustível do Chevrolet Tracker

Embalagem do Filtro de combustível do Chevrolet Tracker 

Filtro de óleo do Chevrolet Tracker 

 Embalagem do filtro de óleo do Chevrolet Tracker 

 Óleo Dexos 1, utilizado no Chevrolet Tracker 



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