terça-feira, 18 de agosto de 2015

Limpeza e cristalização dos vidros do Chevrolet Tracker


Manter os vidros do carro sempre limpos, com o máximo de transparência e livre de manchas é uma tarefa cada vez mais difícil, pois o ar das grandes metrópoles fica cada dia mais poluído.

Diariamente uma fina camada de poeira é depositada no nosso carro e quando cai uma leve neblina essa poeira acaba ficando impregnada nos vidros do carro. Outro fator que faz surgir manchas é quando chove e o carro está estacionado sob sol forte. O sol faz as gotas de água secar e as manchas ficam impregnadas por todo o vidro.

Sempre usei limpa vidros para manter os vidros do meu carro limpos, mas nunca consegui retirar totalmente aquelas marquinhas das gotas de água que ficaram marcadas nos vidros, principalmente no para-brisa.

Gotas de água que ficam depositadas no para-brisa

Chega um momento que apenas o limpa vidros não resolve o problema e a gente tem que usar algo mais eficiente. Eu tenho um produto muito eficiente para limpeza dos vidros, o "Removedor de chuva ácida" fabricado pela Cadillac.
No entanto, se os vidros do carro não estiverem muito marcados existe um produto prático e barato que remove essas manchas indesejáveis com bastante facilidade: o Vinagre!
Isso mesmo, o vinagre branco, aquele muito utilizado na cozinha, cumpre muito bem o papel de remoção daquelas marcas indesejáveis nos vidros.

Veja por exemplo umas marcas que só aparecem quando passamos um pano úmido sobre o vidro, como se fosse marcas provocadas pela água da chuva. Com o vidro seco essa marcas não aparecem.


Após a limpeza com vinagre, veja como o mesmo vidro ficou completamente sem marcas mesmo após passar um pano úmido. Tanto na foto acima quanto na foto abaixo o vidro está úmido, pois eu passei uma flanela molhada justamente para mostrar as marcas. Note que na foto abaixo, não aparece mais nenhuma marca, pois o vinagre cumpriu o papel de deixar o vidro livre das marcas.


Para limpar os vidros com vinagre basta diluir com água na proporção de 50%, ou se você preferir uma limpeza mais profunda use sem diluir mesmo. Umedeça uma flanela e esfregue com uma pressão moderada por todo o vidro até retirar completamente as marcas. Toda a sujeira impregnada vai sair com uma eficiência bem maior que com o limpa vidros tradicional. Em seguida passe outra flanela umedecida com água e sabão neutro para retirar todo o resquício do vinagre.

Agora o vidro está completamente limpo!

No entanto, você vai notar um certo aspecto seco no vidro. Agora precisamos aplicar um produto para proteger o vidro de futuras marcas de sujeira e também repelir água e poeira. Este produto chama-se CRISTALIZADOR.

Confesso que não sei como fiquei tanto tempo sem usar o cristalizador, pois o resultado é espetacular.
Fiz o teste com dois cristalizadores de vidro a venda no mercado: o WaterOff da Wurth e o WaterLux da LuxCar. Os dois são excelentes. O WaterOff tem uma durabilidade e eficiência de repelir água bem maior que o WaterLux, no entanto, em alguns modelos de limpador de para-brisa pode ser que ocorra algum barulho da borracha no vidro, como se a borracha estivesse seca. Já com o WaterLux possui uma menor eficiência de repelir água e o efeito cristalizador dura menos. Em compensação o limpador de para-brisa funciona suavemente sem nenhum barulho. Eu estou usando o WaterLux no para-brisa e o WaterOff nos outros vidros do carro.


A aplicação do cristalizador é muito simples. Após fazer a limpeza dos vidros relatada acima e deixá-los completamente secos, pegue uma flanela bem macia e aplique o cristalizador nela. Em seguida vá passando a ponta da flanela que está umedecida com o cristalizador em todo o vidro. Você vai notar que o vidro vai ficar com um aspecto embaçado onde o cristalizador estiver sendo aplicado. Aplique com movimentos circulares passando várias vezes pelo mesmo lugar para garantir que não fique nenhuma parte do vidro sem o produto. Aguarde uns 5 minutos e aplique uma segunda camada do cristalizador.

Depois de aplicada a segunda camada, aguarde cinco minutos, pegue uma flanela de micro fibra limpa e seca e passe por todo o vidro, como se estivesse polindo. Você vai notar que o aspecto embaçado do cristalizador vai saindo e o vidro fica completamente cristalino e com uma incrível maciez que faz a flanela deslizar. Isso me fez lembrar a carroceria do carro quando aplicamos cera. Gostei tanto do cristalizador que apliquei em todos os vidros do carro. Agora quando chove os vidros do carro praticamente não ficam molhados. Isso traz muita segurança quando estou dirigindo, pois melhora muito a visibilidade em todos os ângulos.

O cristalizador deve ser aplicado somente pelo lado de fora do vidro, pois a função dele é repelir água e poeira, além de evitar marcas de gotas de água.
O efeito do produto dura aproximadamente de 30 a 45 dias, dependendo da intensidade das chuvas na sua região.

O vídeo abaixo mostra o efeito do produto no para-brisa do carro.





domingo, 14 de junho de 2015

Hidratação dos Bancos de Couro - Faça você mesmo!

Manter os bancos de couro sempre limpos e hidratados é bem mais simples e prático do que cuidar dos bancos de tecido. No entanto, o procedimento de limpeza exige um cuidado especial. Temos que utilizar os produtos adequados para este tipo de revestimento e assim prolongar sua vida útil e conservar o aspecto de novo, evitando que o couro resseque e comece a partir ou descascar.

Após sete meses de uso e 6.700km rodados, chegou a hora de fazer a hidratação dos bancos.
O blog Tracker Brasil elaborou um conjunto de dicas que vão ajudar os proprietários do Chevrolet Tracker a manter os bancos de couro sempre limpos e com aspecto de bem cuidado.

Produtos utilizados:
1- Hidratante para couro (ver indicação abaixo);
2- Pano macio que não solta fiapos;
3- Sabão de coco líquido, ou em barra diluído um pouco na água;
4- Esponja;
5- Pano seco, flanela ou pano protetor UV Grand Prix.
6- Aspirador;
7- Balde com água.

Procedimento:
1- Aspire bem os bancos e o interior do veículo;
2- Limpe bem os bancos com um pano umedecido com água e sabão de coco líquido;
3- Com outro pano, agora umedecido somente com água, limpe novamente os bancos e deixe-os secar bem;
4- Aplique o hidratante para couro com uma esponja macia e deixe-os curtindo até secar;
5- Passe um pano seco, flanela ou pano protetor UV Grand Prix para acabamento final e eventual retirada do excesso do produto.


A hidratação dos bancos de couro deve ser feita a cada seis meses, mas se você mora em uma região com sol intenso e costuma estacionar o carro sob sol forte, recomendamos fazer em um intervalo de tempo menor, assim eles estarão sempre hidratados.

O produto utilizado na hidratação dos bancos de couro foi Meguiar's Gold Class Hidratante de Couro Rich Leather. Este produto é excelente! Custa um pouco caro, mas rende bastante podendo ser aplicado várias vezes e não deixa nenhum cheiro no interior do veículo.

Outra opção é o 3M Auto Refresh Revitalizador de Couro. Este produto é muito bom também, mas rende bem menos. Uma bisnaga do produto rende em média duas aplicações.

Nas fotos os bancos tem um pouco de brilho porque o produto tinha acabado de ser aplicado. Após o acabamento final e com o passar das horas o produto é absorvido pelo couro que volta a sua tonalidade normal conforme mostrado nas fotos abaixo. Ao sentar você sentirá um certo atrito e barulho de rangido que é absolutamente normal após a hidratação, mas desaparecerá em pouco tempo.

Bancos no dia da hidratação

Bancos uma semana após da hidratação

Bancos no dia da hidratação

Bancos uma semana após a hidratação



Os bancos de revestimento sintético necessitam do mesmo cuidado dos bancos de couro?

Alguns leitores me alertaram que os bancos de couro do Tracker não são couro e sim revestimento sintético.

De fato os bancos do Tracker são revestidos com material sintético. Eu já sabia disso.
Inclusive a maioria dos carros hoje em dia usa material sintético e mesmo aqueles que usam couro também possuem algumas partes em material sintético.

Existem muitas informações conflitantes na internet no que diz respeito a hidratação dos bancos de material sintético.
Uns dizem que o couro precisa ser hidratado com produtos específicos e o sintético necessita apenas de uma manutenção periódica com um pano úmido.

Depois de pesquisar em vários sites da internet, cheguei a conclusão que os bancos de material sintético necessitam dos mesmos cuidados que os bancos de couro.
A diferença é que o intervalo de manutenção do couro deve ser muito menor que o do sintético.

Como eu já tinha o produto "Meguiar's Gold Class Hidratante de Couro Rich Leather", optei por fazer a hidratação, pois ele também contém protetor solar que vai ajudar muito a proteger do forte sol aqui do Nordeste. O produto também não deixa o menor resquício de cheiro no interior do carro.

Vou postar abaixo duas publicações que deixam bem claro que o revestimentos sintético deve receber o mesmo cuidado do couro.

Site Auto Esporte:
http://revistaautoesporte.globo.com/Servico/noticia/2014/07/saiba-como-manter-e-reparar-bancos-de-couro.html

Blog Segurança em Trânsito:
https://segurancaemtransito.wordpress.com/2015/04/07/bancos-em-couro-precisam-cuidados-periodicos/

Uma semana depois da hidratação, os bancos já voltaram a tonalidade original e também estão mais macios ao toque.

Gostei do resultado!




sábado, 11 de abril de 2015

Primeira troca de óleo do Tracker (5.000km ou 6 meses)


Hoje levei meu Chevrolet Tracker na concessionária Mangabeiras Veículos de Maceió para fazer a primeira troca de óleo.

As revisões do Tracker são a cada 12 meses ou 10.000km (o que ocorrer primeiro). No entanto, no capítulo 11-3 no Manual do Proprietário existe uma recomendação para fazer uma troca de óleo entre as revisões anuais, com intervalos de 5.000km ou 6 meses se o seu carro for submetido a condições de uso severo, como por exemplo:
- Quando a maioria dos percursos exige marcha lenta durante muito tempo ou funcionamento contínuo em condições de rotação baixa frequentes (como no "anda e para" do tráfego urbano denso).
- Quando a maioria dos percursos não passa de 6 km (trajeto curto) com o motor pouco aquecido.
- Operação frequente em estradas de terra e de areia.
- Operação frequente como trailer ou puxando reboque.
- Usado como táxi, veículo policial ou atividade similar.
- Quando o veículo permanece, com frequência, parado por mais de dois dias.

Na minha rotina diária eu percorro apenas 2km da minha casa até o trabalho, portanto as recomendações do primeiro e segundo itens se encaixam no meu perfil de utilização do carro. Por isso optei pela troca de óleo a cada 5.000km, ou seja, entre cada revisão anual (ou 10.000km rodados) farei uma troca de óleo. Essa troca é opcional e não é obrigatório fazer na concessionária.



Na troca de óleo são consumidos 4,8 litros de óleo Dexos1 API SN, ILSAC GF5 SAE
5W-30, sendo 4,5 litros para o cárter e 0,3 litro para o filtro de óleo.

Os serviços executados aos 5.188km foram:
- Troca do óleo do motor;
- Troca do filtro de óleo.
Duração do serviço: 30 minutos.
Valor dos serviços: R$300,00
Valor pago à vista: R$280,00



O Tracker está com 5 meses de uso e 5.188km rodados. Até o momento não tenho nenhuma reclamação a fazer. Estou muito satisfeito com o carro, pois ele entregou justamente o que eu esperava: um SUV compacto bonito e imponente, confortável, com um bom acabamento e qualidade construtiva, boa estabilidade nas curvas, ótimo isolamento acústico, suspensão que filtra bem as imperfeições do solo e com um bom conjunto de motor e câmbio automático, o mesmo utilizado do Cruze, que foi muito elogiado no final do teste Longa Duração da Revista Quatro Rodas.

Aproveitei a oportunidade para fazer umas fotos da parte inferior do Tracker.










quinta-feira, 9 de abril de 2015

Recebendo e enviando SMS por comandos de voz



Ontem a Apple lançou a versão 8.3 do iOS e com ela foi finalmente disponibilizado o assistente pessoal Siri em português.

Até ontem os comandos de voz em português do iPhone, que nós proprietários do Chevrolet Tracker podíamos usar durante a conexão com o MyLink, eram somente para fazer chamadas telefônicas e para ouvir músicas conforme mostrado na publicação "Chamadas por comandos de voz no MyLink".
Agora o assistente pessoal Siri possui vários comandos em português e consequentemente todos estes novos comandos podem ser utilizados durante a conexão do iPhone com o MyLink dando uma verdadeira turbinada nas funções. Certifique-se que a Siri esteja ativada através do menu Ajustes>Geral>Siri do seu iPhone com sistema operacional iOS 8.3.
Os comandos de voz da Siri em português funcionam de duas maneiras:
- A primeira e mais interessante é quando o telefone está conectado ao MyLink via USB. Basta você falar a qualquer momento "E aí, Siri", sem precisar apertar nenhum botão do telefone ou do carro. Então o assistente pessoal Siri automaticamente entra no modo de espera dos seus comandos de voz.
- A segunda opção é quando o telefone não está conectado ao MyLink via cabo USB. Dessa forma a Siri não é acionada ao falar "E aí, Siri". Você tem que apertar o botão de comando no volante até aparecer a mensagem de comando de voz na tela do MyLink.

Eu acho a segunda opção mais prática, pois faço pequenos percursos diários no carro e não gosto de ficar conectando o celular a todo tempo na entrada USB do MyLink.

A lista de comandos de voz é muito extensa e pode ser consultada na tela do iPhone clicando no ícone mostrado nas fotos abaixo.
 
Quando pressionamos o botão "home" até aparecer o assistente pessoal Siri em seguida clicamos no ícone da interrogação no canto inferior esquerdo, temos acesso a uma lista de comandos de voz. Para mais detalhes com comandos adicionais podemos clicar mais uma vez por assunto. Veja que no exemplo acima eu cliquei em "mensagens" e apareceu uma lista com várias sugestões de comandos de voz para mensagens. Todos estes comandos podem ser usados quando o telefone estiver conectado ao carro.

Achei fantástica essa praticidade. Agora além de receber e efetuar chamadas por comandos de voz também podemos receber e enviar mensagem SMS, saber a previsão do tempo, fazer anotações na agenda ou bloco de notas e outras facilidades por comandos de voz sem precisar tirar as mãos do volante.



domingo, 1 de fevereiro de 2015

Diferenças entre os modelos 2014 e 2015 do Tracker


Os modelos 2014 e 2015 do Chevrolet Tracker são praticamente idênticos. Olhando externamente a única diferença que existe entre os dois é o novo desenho da roda de liga leve aro 18 polegadas.

No entanto, as diferenças entre os dois modelos não se resumem somente a isso. Além da nova cor Champagne que entrou no catálogo da linha 2015, existem umas diferenças muito sutis que passo a mostrar a seguir.

Nova cor Champagne disponível da linha 2015


Desenho das rodas de liga leve aro 18 polegadas

Comparando os modelos 2014 e 2015 a única diferença que notamos na parte externa é o novo desenho das rodas (foto acima). Na parte interna o acabamento da base da alavanca do câmbio automático de seis velocidades é na cor preto fosco com um detalhe cromado na ponta.
No modelo 2015 a base da base da alavanca do câmbio é de uma cor prateada levemente champagne. A cor também se repete no restante do painel onde ficam os comandos do ar-condicionado, no detalhe do topo da alavanca do câmbio e também em uma estrutura em forma de "V" existente no volante.



O controle das luzes de teto tem uma função adicional. Na foto abaixo do modelo 2014, notamos que ele tem apenas duas luzes com um botão respectivo para acender cada lâmpada. No entanto, ao abrir a porta do carro a luz acende e não é possível apagar pressionando este botão. A luz desliga somente quando o carro é ligado ou se o carro estiver desligado após decorridos 30 segundos.


No modelo 2015 (foto abaixo) foi incluída uma luz central, totalizando três luzes. Ao abrir a porta do carro somente a luz central acende. As outras duas luzes são para o motorista e passageiro e só acendem quando o respectivo botão é pressionado.

Veja que foi acrescentado um botão central com três ajustes para a luz central. No meio a luz de cortesia central acende quando a porta é aberta. No lado esquerdo a luz fica permanentemente apagada e no lado direito a luz fica permanentemente acesa.



Nos bancos traseiros do modelo 2014 existe um detalhe muito sutil. A alça que serve para puxar o descanso de  braço com porta-copos não existe no modelo 2015. Mesmo assim, é possível rebater o descanso de braço sem problemas.


Na parte elétrica o modelo 2014 só fecha os vidros por controle remoto se ficar segurando o botão do controle remoto por 3 segundos. No modelo 2015, basta travar as portas com um único toque no controle remoto que os vidros que estiverem abertos serão fechados automaticamente.


Outra diferença é em relação ao estepe. No Tracker 2014 o estepe possui medidas 205/70R16 (quando coloca no carro fica do tamanho dos outros, só muda o aro 16 e a roda de aço). No Tracker 2015 o estepe é de uso temporário com medidas 125/70R16 sendo menor e mais fino que os demais pneus do carro possuem medidas P215/55R18.


Nas laterais do compartimento do estepe existem vários nichos que podem ser usados para guardar ferramentas e outros objetos. No modelo 2015 devido às menores dimensões do estepe, ganhamos um precioso espaço em volta do estepe que pode ser usando para guardar mais objetos em viagens.

No porta-malas do Tracker 2014 existe um segundo tapete que fica por cima do carpete do carro. Ele é emborrachado na face inferior e carpete na face de cima. Achei legal porque se cair algum líquido ele fica retido e não passa para o carpete do porta-malas. No modelo 2015 este tapete extra não veio de brinde.


O novo Tracker foi lançado oficialmente do Brasil em outubro de 2013 já como modelo 2014. Existem unidades do modelo 2014 que contam com algumas mudanças presentes no modelo 2015, como por exemplo a base do câmbio na cor prata e o suporte das luzes internas com o botão de desligamento.




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