quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Troca de óleo do Tracker Turbo (5.000km ou 6 meses)


Sábado (19/08/2017) levei o Chevrolet Tracker Turbo na concessionária Boa Terra de Maceió para fazer a primeira troca de óleo.

As revisões do Tracker Turbo são a cada 12 meses ou 10.000km (o que ocorrer primeiro). No entanto, nas páginas 195, 243 e 248 do Manual do Proprietário existe uma recomendação para fazer uma troca de óleo entre as revisões anuais, com intervalos de 5.000km ou 6 meses se o carro for submetido a condições de uso severo, como por exemplo:
- Quando a maioria dos percursos exige marcha lenta durante muito tempo ou funcionamento contínuo em condições de rotação baixa frequentes (como no "anda e para" do tráfego urbano denso).
- Quando a maioria dos percursos não passa de 6 km (trajeto curto) com o motor pouco aquecido.
- Operação frequente em estradas de terra e de areia.
- Operação frequente como trailer ou puxando reboque.
- Usado como táxi, veículo policial ou atividade similar.
- Quando o veículo permanece, com frequência, parado por mais de dois dias.



Na minha rotina diária eu percorro apenas 2km da minha casa até o trabalho, portanto as recomendações do primeiro e segundo itens se encaixam no meu perfil de utilização do carro. Por isso optei pela troca de óleo a cada 5.000km, ou seja, entre cada revisão anual (ou 10.000km rodados) farei uma troca de óleo. 

 Na troca de óleo são consumidos 4,0 litros de óleo Dexos1 API SN, ILSAC GF5 SAE
5W-30, sendo 3,6 litros para o cárter e 0,4 litro para o filtro de óleo.



O Tracker 1.8 aspirado tinha filtro de óleo que trocava apenas o refil, já o Tracker Turbo tem o filtro de óleo do tipo tradicional que troca o conjunto completo.
A capacidade do óleo também é diferente: no Tracker 1.8 eram 4,8 litros e no Turbo são 4 litros.


Os serviços executados aos 4.813km foram:
- Troca do óleo do motor: 4 litros Dexos1 R$138,00
- Troca do filtro de óleo: R$45,00
- Vedador não alveolar: R$10,00
- Mão-de-obra: R$50,00

Valor total dos serviços: R$243,00
Valor pago com desconto: R$210,00
Duração do serviço: 30 minutos.

Vejam na foto abaixo que com apenas 4.813km rodados o óleo já estava bem escuro. 




Aproveitei a oportunidade para fazer umas fotos da parte inferior do Tracker Turbo.



Durante as fotos notei que no pneu dianteiro tinha um parafuso espetado no pneu. Como estava chovendo, o pneu estava molhado e vi uma pequena bolha de ar saindo. O mecânico da concessionária recomendou levar em uma loja de pneus ao lado da concessionária.


Assim que a troca de óleo foi finalizada, levei o carro na loja de pneus para fazer o reparo. Lá fizeram a vulcanização do furo, pois este é o procedimento correto. Eles não recomendam aquele famoso método chamado popularmente de "macarrão".
O serviço durou 40 minutos e custou R$20,00. Até fiquei surpreso com o preço. Esperava bem mais.
Na foto abaixo é possível ver o reparo que foi feito na parte interna no pneu.



O Tracker Turbo está me surpreendendo, principalmente do quesito consumo de combustível.
Não esperava que a diferença de consumo fosse tão grande em relação ao modelo 1.8 aspirado.
Na cidade, devido o sistema start/stop que desliga o motor nas paradas dos semáforos ele tem se mostrado de 20% a 25% mais econômico que o modelo anterior. Na estrada o Tracker Turbo tem se mostrado 10% mais econômico que o Tracker 1.8 aspirado.

Com 5 meses e meio de uso e 4.813km rodados, não tenho nenhuma reclamação a fazer. Houve uma grande evolução entre o Tracker 1.8 LTZ que possui anteriormente e este Tracker Turbo. O motor Turbo é potente, econômico, silencioso e tem um ótimo torque. O Tracker continua bonito, imponente, confortável, com um bom acabamento e qualidade construtiva, boa estabilidade nas curvas, ótimo isolamento acústico, suspensão que filtra bem as imperfeições do solo e agora tem como diferenciais em relação do modelo anterior: motor 1.4 turbo com 153cv e torque de 24,5kgfm, direção elétrica progressiva, sistema stop/start que desliga o carro nas paradas dos semáforos, MyLink com integração ao Apple CarPlay e AndroidAuto, OnStar, alerta de movimentação traseira, alerta de ponto cego, faróis do tipo projetor, luz de condução diurna, luz de posição em Led, lanternas em Led. aceso ao carro por sensor de presença. partida sem chave. espelhos retrovisores com aquecimento e teto solar elétrico. Os demais itens da ficha técnica já existem no Tracker 2014 a 2016. Estou muito satisfeito com o carro.



terça-feira, 30 de maio de 2017

Itens de série do Chevrolet Tracker Turbo LT 2017


MOTORIZAÇÃO
Motor Ecotec 1.4 Turbo Flex, 153cv (etanol) 150cv (gasolina), Injeção Direta
Torque 24,5kgfm (etanol) 24,0kgfm (gasolina)

SEGURANÇA
Airbag duplo
Alarme Anti-furto
Aviso sonoro do cinto de segurança
Barras de proteção nas portas
Brake Light
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e ajuste de altura
Cintos de segurança traseiros laterais e central 3 pontos
Faróis de neblina
Lanterna de neblina
Luz de condução diurna
Protetor de cárter
Regulagem de altura dos faróis
Sistema de fixação de cadeiras para crianças ("Isofix")
Sistema de freios com ABS e sistema de distribuição de frenagem ("EBD")
Sistema de imobilização do motor
Sistema de proteção contra descarga da bateria
Trava de segurança nas portas traseiras

APARÊNCIA
Alavanca do freio de mão com detalhe cromado
Espelhos retrovisores externos na cor do veículo
Grade dianteira integrada ao pára-choque com detalhes cromados
Maçanetas externas na cor do veículo
Maçanetas internas cromadas
Rack de teto
Roda de alumínio aro 16''

CONFORTO E CONVENIÊNCIA
Abertura da tampa do combustível com acionamento conjunto com as travas das portas
Alça dianteira no teto, lado do passageiro
Alças traseiras no teto com porta-cabide
Alerta sonoro de faróis ligados
Ar condicionado
Chave tipo canivete dobrável
Cobertura do porta-malas
Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
Computador de bordo com dois modos: - Informações de Viagem: consumo médio, consumo instantâneo, velocidade média, autonomia e odômetro parcial - Informações do Veículo: vida útil do óleo
Console central com 4 porta-copos
Controlador de velocidade de cruzeiro com comandos no volante
Desembaçador elétrico do vidro traseiro
Direção Elétrica Progressiva
Espelhos retrovisores externos elétricos
Indicador de temperatura externa
Luz de cortesia no porta-malas
Porta-óculos no console de teto
Porta-revista na parte traseira do encosto do banco do motorista
Porta-revista na parte traseira do encosto do banco do passageiro
Regulador de intensidade da iluminação do painel de instrumentos
Sistema Stop/Start (desligamento e partida do motor automático em paradas do veículo)
Sombreiras - motorista e passageiro com espelho
Tomada de força 12V
Transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual de marchas "Active Select"
Trava elétrica das portas com acionamento na chave
Vidro elétrico nas portas com acionamento por "um toque", anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave

BANCOS

Bancos de tecido
Banco traseiro bipartido e rebatível
Banco do motorista com regulagem de altura e distância
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura
Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros

ENTRETENIMENTO
Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 7", integração com smartphones* através do Android Auto e Apple CarPlay, Radio AM/FM, Entrada USB e Aux-in, Função Audio Streaming, Conexão Bluetooth para Celular e configurações do veículo
Antena no Teto
Controles de rádio e do celular no volante
Conjunto de alto falantes - 6 unidades com tweeters

ACABAMENTO INTERNO

Cor !25- Acabamento interno na cor Preto "Jet Black"


Fonte: www.chevrolet.com.br


Veja os itens de série do Tracker Turbo LTZ 2017 no link abaixo:
http://www.diariodebordotracker.blogspot.com/2017/05/itens-de-serie-do-chevrolet-tracker_30.html



Itens de série do Chevrolet Tracker Turbo LTZ 2017

MOTORIZAÇÃO
Motor Ecotec 1.4 Turbo Flex, 153cv (etanol) 150cv (gasolina), Injeção Direta
Torque 24,5kgfm (etanol) 24,0kgfm (gasolina)

SEGURANÇA
Airbag duplo
Alarme Anti-furto
Alerta de Movimentação Traseira (em marcha ré)
Alerta de Ponto Cego
Aviso sonoro do cinto de segurança
Barras de proteção nas portas
Brake Light
Cintos de segurança dianteiros com pré-tensionadores e ajuste de altura
Cintos de segurança traseiros laterais e central 3 pontos
Faróis de neblina
Faróis dianteiros tipo projetor
Lanterna de neblina
Luz de condução diurna/ Luz de posição em LED
Protetor de cárter
Regulagem de altura dos faróis
Sistema de fixação de cadeiras para crianças ("Isofix")
Sistema de freios com ABS e sistema de distribuição de frenagem ("EBD")
Sistema de imobilização do motor
Sistema de proteção contra descarga da bateria
Trava de segurança nas portas traseiras

APARÊNCIA
Alavanca do freio de mão com detalhe cromado
Espelhos retrovisores externos na cor do veículo
Friso cromado na parte superior das portas
Friso cromado na tampa traseira
Grade dianteira integrada ao pára-choque com detalhes cromados
Lanternas em LED
Maçanetas externas na cor do veículo com detalhe cromado
Maçanetas internas cromadas
Rack de teto
Roda de alumínio aro 18''

CONFORTO E CONVENIÊNCIA
Abertura da tampa do combustível com acionamento conjunto com as travas das portas
Alça dianteira no teto, lado do passageiro
Alças traseiras no teto com porta-cabide
Alerta sonoro de faróis ligados
Ar condicionado
Câmera de Ré
Chave eletrônica presencial
Cobertura do porta-malas
Coluna de direção com regulagem em altura e profundidade
Computador de bordo com dois modos: - Informações de Viagem: velocidade instantânea, odômetro parcial para duas viagens, autonomia, consumo instantâneo, consumo médio e velocidade média - Informações do Veículo: vida útil do óleo
Console central com 4 porta-copos
Controlador de velocidade de cruzeiro com comandos no volante
Descansa-braço para motorista
Descansa-braço traseiro com 2 porta-copos
Desembaçador elétrico do vidro traseiro
Direção Elétrica Progressiva
Easy Entry - Abertura das portas e alarme anti-furto através de sensor de aproximação na chave
Espelhos retrovisores externos elétricos com aquecimento
Indicador de temperatura externa
Luz de cortesia no porta-malas
Partida sem chave
Porta-objetos embaixo do banco do passageiro
Porta-óculos no console de teto
Porta-revista na parte traseira do encosto do banco do motorista
Porta-revista na parte traseira do encosto do banco do passageiro
Regulador de intensidade da iluminação do painel de instrumentos
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema Stop/Start (desligamento e partida do motor automático em paradas do veículo)
Sombreiras - motorista e passageiro com espelho e iluminação
Tapetes em carpete
Teto solar elétrico
Tomada de força 12V
Transmissão automática de seis velocidades com opção de troca manual de marchas "Active Select"
Trava elétrica das portas com acionamento na chave
Vidro elétrico nas portas com acionamento por "um toque", anti esmagamento e fechamento/abertura automática pela chave
Volante de direção com revestimento premium

BANCOS
Bancos com revestimento premium
Banco traseiro bipartido e rebatível
Banco do motorista com regulagem lombar elétrico
Banco do motorista com regulagem de altura e distância
Banco do passageiro dianteiro rebatível
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros com ajuste de altura
Encosto de cabeça do banco traseiro para 3 passageiros

ENTRETENIMENTO
Chevrolet MyLink, com Tela LCD sensível ao toque de 7", integração com smartphones* através do Android Auto e Apple CarPlay, Radio AM/FM, Entrada USB e Aux-in, Função Audio Streaming, Conexão Bluetooth para Celular e configurações do veículo
Antena no Teto
Controles de rádio e do celular no volante
Conjunto de alto falantes - 6 unidades com tweeters

ACABAMENTO INTERNO

Cor !25- Acabamento interno na cor Preto "Jet Black"


Fonte: www.chevrolet.com.br


Veja os itens de série do Tracker Turbo LT 2017 no link abaixo:
http://www.diariodebordotracker.blogspot.com/2017/05/itens-de-serie-do-chevrolet-tracker.html




quarta-feira, 12 de abril de 2017

Chegou a hora de trocar o Tracker 1.8 LTZ 2015


Após 2 anos e meio de uso e 23.800km rodados, chegou a hora de trocar o Tracker 1.8 LTZ 2015.
O carro está perfeito! Sem nenhum barulho interno.O Tracker se mostrou um carro sólido, confiável e com um padrão de qualidade acima dos SUVs compactos de fabricação nacional.

Este foi o meu primeiro carro da Chevrolet. Fiquei muito satisfeito com a aquisição. Também foi meu primeiro carro importado e meu primeiro carro que durante o tempo que possui foi a concessionária somente fazer as revisões sem apresentar nenhum problema.

A categoria dos SUVs compactos realmente me conquistou e acho difícil sair dela. O mercado de SUVs compactos agora está cheio de novidades e abaixo eu descrevo minha opinião sobre as principais opções.

Honda HR-V: O campeão de vendas. Um ótimo carro, com mecânica confiável e o conhecido padrão Honda, com bom espaço interno e o maior porta-malas da categoria. Mas porta-malas grande para mim é um item indiferente. O HR-V não me cativou. Não curti algumas coisas como o câmbio CVT, a estranha solução adotada pela Honda para colocar as maçanetas das portas traseiras e também a frente do carro que não me passa a impressão de ser um SUV compacto.

Jeep Renegade: O vice-campeão de vendas. O melhor padrão de acabamento da categoria. Mas infelizmente o motor 1.8 de origem Fiat é foco de muita reclamação sobre desempenho fraco e consumo elevado. O que me fez desistir da compra, além dos itens que citei acima, foi o design do Renegade. Não gosto dessa linha de design retrô. Não consigo comprar um carro e ao olhar para ele na garagem não me agradar do design. A frente do Renegade é feia. A Jeep deveria ter se inspirado na frente do novo Compass. Espero que na reestilização o design melhore.

Hyundai Creta: Está sendo apontado em todos os comparativos como o mais beberrão dos SUVs compactos. Já a versão 1.6 tem um desempenho abaixo do esperado. Mas o que me fez desistir da aquisição foi o design. Não gostei da traseira com a placa colocada muito abaixo da posição tradicional. Isso deu a impressão de traseira caída. Já a frente, me faz lembrar muito uma mistura do Lifan X60 e Nissan Kicks, dois carros que considero feios.

Nissan Kicks: não curti o design. Na minha opinião ele está sendo colocado na categoria errada. Não parece um SUV compacto. O porte lembra uma station wagon. Além de achar o design feio, também não gostei do fraco acabamento interno e da montagem muito ruim da tampa do porta-malas deixando vãos enormes entre as peças. O motor 1.6 também é alvo de críticas quanto ao desempenho.

Ford EcoSport: prestes a receber uma reestilização e com opção apenas de câmbio automatizado, o EcoSport foi descartado. Infelizmente a Ford ainda insiste no arcaio estepe pendurado da tampa do porta-malas. Tem o menor porte entre os SUVs compactos e o acabamento é fraco para o preço cobrado pela versão Titanium PowerShift

Chevrolet Tracker Turbo: Essa foi minha escolha. Gostei demais do Tracker 1.8 aspirado. Foram dois anos de meio de uso e parece que ele saiu da loja hoje. Totalmente sem barulhos, suspensão perfeita que filtra as imperfeições do solo, muito gostoso de dirigir, montagem muito boa e uma qualidade que faz ele ir a concessionária somente para as revisões. Em time que está ganhando não se mexe! O novo modelo vai trazer muita comodidade pois tem as seguintes novidades: Motor 1.4 turbo com 153cv e torque de 24,5kgfm; Direção elétrica progressiva; Sistema stop/start; MyLink com integração ao Apple CarPlay e AndroidAuto; OnStar; Alerta de movimentação traseira; Alerta de ponto cego; Faróis do tipo projetor; Luz de condução diurna; Luz de posição em Led; Lanternas em Led; Aceso ao carro por sensor de presença; Partida sem chave; Espelhos retrovisores com aquecimento; Teto solar elétrico e os demais itens da ficha técnica que já existiam no Tracker 2014 a 201 como sensor de estacionamento, câmera de ré e bancos revestidos em couro.

Não tenho dúvidas que fiz a melhor escolha. O novo Tracker Turbo é lindo e ficou ainda mais gostoso de dirigir!





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