terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Primeiro rodízio dos pneus do Chevrolet Tracker


Com um pouco de atraso levei meu Chevrolet Tracker na Mangabeiras Veículos para fazer o primeiro rodízio dos pneus, aos 12.599 km rodados e 14 meses de utilização. O ideal seria fazer o rodízio aos 12.000 km conforme orienta o manual do proprietário, mas infelizmente compromissos me impediram de fazer antes. No entanto, creio que é perfeitamente aceitável uma tolerância de até 1.000 km.

Fazer o rodízio dos pneus a cada 12.000 km rodados permite que o desgaste dos pneus ocorra de maneira uniforme, equilibrando o desempenho em termos de dirigibilidade e frenagem.


O manual do veículo orienta fazer o rodízio dos pneus conforme ilustração acima, onde os pneus dianteiros passam para trás e os traseiros para a frente de forma cruzada. No entanto, o mecânico não cruzou os pneus traseiros. Eu perguntei porque ele não fez da forma que está no manual e ele disse que somente no próximo rodízio é que será feito de forma cruzada. Ou seja, o rodízio dos 12.000 km é feito da forma tradicional, nos 24.000 km da forma que está na ilustração acima e nos 36.000 km novamente da forma tradicional, ocorrendo uma alternância entre as formas de rodízio. Como a orientação foi passada por um mecânico treinado pela Chevrolet, aceitei a orientação dele.

Não sei se isso está correto, mas da forma adotada pelo mecânico um par de pneus nunca vai mudar de lado. Já o outro (o que estava na dianteira) vai mudar de lado sempre que voltar para a posição original (a dianteira do carro). Exemplo: neste rodízio os pneus dianteiros passaram para a traseira e os traseiros passaram para a dianteira de forma linear. No próximo rodízio, aos 24.000 km, os pneus que estão na dianteira irão voltar para a sua posição original de forma linear, já os pneus traseiros irão voltar para a sua posição original (na dianteira) de forma cruzada.


Também fiz o alinhamento e balanceamento das rodas, apesar do carro está muito bem ajustado, sem vibrações no volante e sem puxar para nenhum lado, mesmo assim optei por fazer o balanceamento e alinhamento, pois eu queria me certificar que estava tudo certo.

Todos os pneus foram devidamente calibrados com 35 libras. Este detalhe é de extrema importância para garantir segurança na hora de dirigir, reduzir o consumo de combustível e fazer o pneu ter um desgaste uniforme.

Faço a calibragem dos pneus a cada 15 dias. Aproveito quando vou ao posto abastecer e verifico a calibragem dos pneus. Um detalhe muito importante é que a calibragem deve ser feita com os pneus frios para garantir maior precisão.


No balanceamento das rodas a variação foi mínima. Segundo o mecânico o ajuste estava praticamente como veio de fábrica. No alinhamento foi preciso fazer uma pequena correção de ângulo do volante, provavelmente devido a uma forte pancada que a roda dianteira esquerda sofreu ao passar por um buraco na última viagem que fiz. Felizmente não houve nenhum dano ao pneu nem a roda.

Fiz o alinhamento em 3D. Achei muito interessante, prático e rápido. Em praticamente 10 minutos o alinhamento é feito.



Serviços efetuados na Mangabeiras Veículos em 09/01/2016 aos 12.599km rodados:
- Rodízio dos pneus;
- Balanceamento das rodas;
- Alinhamento em 3D.

Duração: 50 minutos.
Valor pago: R$160,00

Uma observação que merece destaque e mais uma vez reforça a excelente qualidade do Tracker. Quando o mecânico removeu as rodas eu fiquei impressionado com o estado do cubo da roda. Esperava encontrar um pouco de ferrugem, até porque eu moro no litoral, diariamente meu percurso para o trabalho é pela orla e o carro fica estacionado a 200m da praia. No entanto, o cubo da roda está novinho e sem sinais de ferrugem.
Parabéns a Chevrolet do México pela utilização de materiais de excelente qualidade.






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